Mabon: O que é?


    A Natureza possui uma magia indiscutível sem a qual seria difícil as espécies sobreviverem. Desde há séculos que o Homem percebeu a sua importância e desde cedo aprendeu a respeitar a sua permanente metamorfose. No Paganismo o culto à Mãe Natureza  e aos ciclos da vida continuam a ser lembrados, respeitados e celebrados.

Mabon, mais conhecido por Equinócio de Outono, ocorre entre os dias 19-22 de Setembro, sendo o segundo Festival das Colheitas (o primeiro Festival das Colheitas é Lammas), onde o dia é igual à noite e é inteiramente dedicado à meditação, agradecimento e introspeção. O seu nome vem do Deus Celta Mabon, o Deus do Amor e da Juventude.
Na Wicca a Deusa está grávida e o Deus continua a sua preparação para a viagem ao submundo, essa viagem irá acabar com a sua morte em Samhain. Neste dia muitos pagãos fazem um ritual especial para a descida da Deusa Perséfone ao Submundo com o Deusa Hades.
Celebram-se também as Deusas da Colheita e da Agricultura, invoca-se espíritos familiares, antepassados e guardiões para nos ajudarem na época mais escura da Roda do Ano (Samhain). Nesta altura, devemos pedir ajuda para as pessoas mais idosas e pelos doentes. Também devemos tirar um tempo do nosso dia para restaurar algumas coisas de casa e fazer uma bênção.
É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas. Normalmente fazem-se cornucópias para decoração do altar.

O Altar
O altar pode ser decorado com toalhas de cores da terra outonal, folhas secas, romãs, chifres, ramos de videira, milho e cornucópias. 

Esta celebração ocorre sempre no Sabbat oposto de Ostara (Equinócio de Primavera - 19-22 de Março).

Comentários

Mensagens populares