Ostara: O que é?
Os Ciclos da Natureza estão intrinsecamente ligados ao ser humano. Os celtas e outros povos antigos, cultuavam cada estação e período de tempo, com a reverência mágica que cada situação lhes inspirava. Este mês, preparavam-se para celebrar Ostara, o Equinócio de Primavera, uma das alturas do ano de equilibro entre o dia e a noite.
Ostara ocorre entre o dia 19 e 21 de Março e celebra o Equinócio de Primavera, onde o dia e a noite passam a ter duração idênticas, estabelecendo-se desta forma o equilíbrio. Com a primavera surge também mais energia sexual e a renovação da vida manifesta-se em todos os lugares.
Ostara, na Wicca, é tido como um momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um período de igualdade e equilíbrio entre as forças da Natureza, e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre a energia masculina e a energia feminina.
A mais preservada tradição pagã de Ostara é a pintura e decoração dos ovos (o ovo simboliza a fertilidade). É tradição também esconder os ovos, uma pratica que ainda hoje prevalece e é feita na altura da Páscoa. Encontrar os ovos simboliza que a pessoa alcançará as suas metas.
Outro símbolo é o coelho, conhecido também como Coelho da Páscoa. Muitos nem sequer percebem que o coelho é um dos maiores símbolos de fertilidade, pois eles levam um período de 28 dias de gestação a ter as suas crias e 28 dias é o ciclo de uma lunação (símbolo da Deusa). Além disso, a lenda do coelho da Páscoa tem uma estreita reação com a lenda da Deusa Eostre/Ostara.
O altar de Ostrara
O altar pode ser decorado com uma toalha verde, flores sivestres, ovos decorados, sementes e imagens de coelhos.
Ostara é o tempo da renovação, o momento ideal para passear por jardins, parques, bosques, florestas e outros locais verdes e reparar no renascimento da Natureza, fazendo desse passeio um verdadeiro ritual.
É o Sabbat oposto de Mabon (19 a 21 de Setembro).
Comentários
Enviar um comentário