Lammas/ Lughnasadh: O que é?


    No Paganismo tudo possui um significado especial e próprio, onde a Mãe Terra predomina e é respeitada e celebrada em todas as suas formas e mutações. Durante o ano existem pontos altos de festividades e Agosto não é mês de exceção: Lammas no dia primeiro, celebra a Festa da Colheita.

O primeiro dia do mês de Agosto inicia-se com uma celebração à Mãe Terra. Trata-se da Festa da Colheita ou Lammas. É o primeiro dos três Sabbats que celebram as colheitas, sendo os outros dois Mabon e Samhain.
O seu nome original, Lughnasadh, significa "Festa de Lugh". Lugh é o Deus Celta das Colheitas, do Fogo e do Sol. É um ponto de poder do Ano, um dos Sabbats Maiores, simbolizado pela figura de um leão.
Neste Sabbat os pagãos agradecem aos Deuses pelas colheitas e pela fertilidade da Terra. Representa o sacrifício anual, que irá garantir a maturação das sementes, a sua colheita e o fornecimento dos grãos para a próxima plantação. Não se sacrificam humanos, nem animais. Os pagãos não fazem sacrifícios desse género, usam sim, uma boneca de milho que simboliza a tomada de consciência de que para que algo nasça algo tem de morrer.
Para a Wicca é a altura em que o Deus agora transforma-se no Deus das Sombras, enquanto que a Deusa se prepara para assumir o aspeto de Anciã. Assim, o festejo tem um propósito duplo: celebrar pelos esforços feitos e pedir aos Deuses que a próxima colheita seja boa.
Para celebrar este dia, normalmente fazem-se bonecas de milho que serão colocadas num altar para simbolizar a Deusa Mãe. É costume, em cada Lammas, fazer/ comprar uma nova boneca e queimar a do ano anterior, para dar boa sorte, simbolizando assim o sacrifício.
Também existe o costume de se realizarem jogos em família (ex: corridas com três pernas, corrida com ovos nas colheres e braço de ferro) em homenagem ao Deus Lugh e a sua Mãe.

O Altar
O altar é decorado com espigas de milho, bonecas de milho, velas amarelas e/ou castanhas, pães, foices, cerveja e uma toalha de cor amarela.

Este Sabbat é o oposto de Imbolc (2 de Fevereiro).

Comentários

Mensagens populares