(Livro) Deidades da Lusitânia: Invocações, Preces e Rituais de Arqui-Druida Adgnatios

    O livro "Deidades da Lusitânia: Invocações, Preces e Rituais" do autor Arqui-Druida Adgnatios foi publicado em 2023 pela Assembleia da Tradição Druídica Lusitana*, em Portugal.
    O livro é bastante curtinho, tem 67 páginas, mas tem bastante informação para quem queira conhecer os Deuses Lusitanos:

"A mitologia lusitana encerra em si um imenso tesouro histórico, cultural e espiritual que nos permite compreender melhor a vida e a sociedade das antigas civilizações que habitavam as nossas terras.
Representativas da fertilidade, da guerra, da natureza e da vida e da morte, as Deidades da antiga Lusitânia eram veneradas pelos povos pré-cristãos por via de rituais e sacrifícios, estendendo a sua influência a todas as áreas da vida quotidiana do antanho. A Antiga Lusitânia foi um lugar sagrado, onde as divindades foram adoradas e honradas ao longo de muitas gerações, razão pela qual os mitos e lendas da Lusitânia ainda ecoam na tessitura do tempo, trazendo-nos à memória uma época em que as Deusas e os Deuses eram reverenciados com devoção e respeito.
Num  mundo  moderno  cada  vez  mais  desconectado  das suas raízes ancestrais, a adoração aos Antigos Deuses da Lusitânia possibilita o reencontro com essa conexão espiritual, com a Natureza e com os nossos Antepassados. Ao adorarmos as Deusas e os Deuses da Lusitânia, poderemos igualmente compreender melhor as diversas expressões e as forças da Natureza, reconhecer nossa própria espiritualidade e encontrar o equilíbrio e a harmonia nas nossas vidas, algo de tão importante nos dias atuais, o que dá ainda relevância à proposta que este livro nos apresenta."

    Tal como o próprio nome do livro indica, aqui vamos encontrar uma breve descrição, uma ilustração, uma invocação, uma prece e um ritual para cada uma das 16 divindades aqui descritas, sendo elas Arentio e Arantia, Ataegina, Bandua, Drusuna, Endovélico, Nábia, Neton, Quangeio, Reve, Trebaruna, Aerno, Broeneia, Carneo, Durbedico e Munis/Munidia. Os rituais têm sempre a lista de materiais necessários, como preparar, o passo a passo e como fazer o encerramento. E na descrição da divindade é explicado as associações e os propósitos (históricos) dos rituais realizados para cada uma das divindades.
    Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na página da  Assembleia da Tradição Druídica Lusitana neste link.

*A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana, de natureza religiosa, sem fins lucrativos, apresenta como objeto social a promoção, desenvolvimento, prática e ensino do ofício do Culto Espiritual ou Religioso às antigas Deidades Célticas, Lusitanas e às Deidades cultuadas pelos povos que em épocas mais remotas habitaram o atual território português. A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana propõe-se, também, a desenvolver entre a comunidade de pessoas que a ela aderem voluntariamente um espírito de solidariedade e apoio recíproco que permita o cumprimento, individual e coletivo, do conjunto de normas de conduta por ela expresso e a participação no exercício dos seus cultos, que se traduzem em ritos, práticas e deveres para com as Deidades da Espiritualidade pré-cristã, Céltica e Lusitana.

Comentários

Mensagens populares