Samhain: O que é?


    O dia 31 de outubro, Dia das Bruxas ou Halloween é celebrado das mais diversas culturas e crenças. Para os pagãos esta data é consagrada à Terceira Colheita, o fim do verão e o início de um Ano Novo Pagão. No Paganismo, esta data é conhecida pelo Festival de Samhain. Mais uma festa de comunhão plena entre a Natureza e os seus ciclos de vida.

    O Festival de Samhain (pronuncia-se "souen"), mais conhecido popularmente como Halloween ou Dia das Bruxas, celebra a Terceira Colheita, o fim do Verão e o Ano Novo Pagão. É considerado o Sabbat mais importante dos 8 existentes.
    Nesta noite o Deus morre e vai habitar para o Submundo onde passa a ser o responsável pelo acolhimento das almas dos mortos e pela sua preparação para o renascimento. A Deusa está separada dele, porém também está grávida do futuro Deus.
    Em Samhain os pagãos acreditam que o Outro Mundo torna-se mais próximo e acessível e que os seus entes queridos falecidos podem comunicar com eles com mais facilidade. Por isso criam altares para a sua linhagem e executam rituais que visam encorajar os espíritos dos seus entes queridos a aparecerem. Também é comum preparar-se alimentos que se colocam no exterior das casas para que os espíritos se possam alimentar.

Adivinhar o Futuro
    As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, ou o lançamento das cartas de Tarot, na noite mágica de Samhain, são tradições pagãs, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.
    É uma festa que celebra o final das colheitas feitas em Mabon e anuncia o momento em que o Mundo entra na sua fase de "morte" ou hibernação. O Sol está no seu ponto mais baixo do horizonte e nesse sentido, celebra-se também o Ano Novo Pagão ou Druida.
    Esta é outra das noites em que as fadas mudam de residência e em que ocorre a Caçada Selvagem (Wild Hunt). A Caçada Selvagem é um grupo de espectros, liderado por um Deus ou uma Deusa, e é considerada um presságio da desgraça e morte. Diz-se que aparecem principalmente, mas não exclusivamente, durante o Inverno. A Caçada Selvagem pode aparecer no céu como um prenúncio de guerra e outros infortúnios; alguns acreditam que ela é simplesmente um fenómeno mágico e não uma horda de espectros.
    Chegamos ao final da Roda do Ano, que irá recomeçar em Yule. Medite sobre todas as mortes que teve que enfrentar neste ciclo, e de todas as coisas, as amizades, situações, que deixou para trás.

O Altar de Samhain
    O altar deve ser decorado com abóboras, objetos de adivinhação (bola de cristal, tarot, runas, etc), maçãs, folhas de Outono, esqueletos, velas pretas e laranjas, um caldeirão, e a toalha deve ser preta ou laranja.

O seu Sabbat oposto é Beltane (1 de Maio).

Publiquei este artigo na edição de Outubro 2016 na Revista Boa Estrela.

Comentários

Mensagens populares