(Símbolos) Cornucópia


    A cornucópia, ou o Chifre da Abundância, é um símbolo tradicional da celebração de Mabon (Equinócio de Outono). Oriunda da mitologia greco-romana, significa "chifre da abundância" e representa atributos como a fertilidade, riqueza, fartura, nutrição e saúde.
  É, também, um símbolo de equilíbrio, já que contém uma forma fálica, representando a energia masculina e a uma cavidade que simboliza o feminino.
    Ela é tipicamente cheia de fruta da época (normalmente a maçã e as uvas), nozes, abóboras, milho, folhas secas, bolotas e espigas de trigo.
    As origens mais antigas das cornucópias estão envoltas em mistério, mas os historiadores geralmente concordam que começa a aparecer no Paleolítico superior e no Neolítico quando chifres de animais foram colocados em altares de pedra para invocar as bênçãos da mãe generosa que tudo dá, a Terra, como demonstra uma figura esculpida na entrada de uma caverna-santuário no sul da França, conhecida como a Deusa de Laussel.
    É comum ver representações de Deusas e Deuses, relacionados á abundancia, com cornucópias: como a Deusa Flora, a Deusa Fortuna, Deusa de Laussel, a Deusa Ceres, Deus Plutão e a Deusa Annona.

Comentários

Mensagens populares