Imbolc: O que é?


    O Imbolc ocorre no pico do Inverno e celebra-se a 1 de Fevereiro. É a altura  do ano em que a Terra, no Hemisfério Norte, se encontra mais fria. 
    Este Sabbat celebra os primeiros indicios de vida sob o manto do Inverno. É nesta altura que a luz começa a expandir-se e a terra a tornar-se fértil e madura para novos crescimentos.
    Na antiguidade, na véspera do dia de Imbolc, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Deusa Brigid.

    O Imbolc ocorre seis semanas após o Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e a sua transformação em donzela jovem e cheia de vigor. Esta celebração invoca a fertilidade, o fogo, a purificação, a iniciação e o renascimento espiritual.
    Neste Sabbat, as cerimónias  costumam incluir muitas velas (normalmente de cor branca) que visam encorajar, simbolicamente, a expansão da luz e do calor.
    A tradição mais conhecida desta época é a fabricação das cruzes de Brigid, na véspera do dia de Imbolc, onde representa a roda solar, é feita com ramos e trigo e depois de confecionada é colocada por cima da porta de entrada da casa, para trazer proteção para os seus habitantes. 
    Também é costume fazer-se uma boneca de milho e depois deitá-la numa cama especial, chamada "cama de Bride", junto com nozes (símbolo da fertilidade masculina) e à volta da cama coloca-se farinha e ervas com algumas moedas de oferenda para a Deusa Brigid.
    Por fim, também, é costume acender-se uma vela branca à frente de cada janela da casa. Depois apagam-se todas as luzes da casa e ao cair da noite acendem-se, então, as velas uma por uma. Ao acender-se diz-se "Que a luz desta chama possa trazer paz e sabedoria ao meu lar". Deixa-se as velas arderem até ao fim. 

Celebrar o Imbolc
    O altar pode ser decorado com uma toalha branca ou amarela, velas, sementes, bolbos e cruzes de Brigid.
    Este, também, é o momento perfeito para limpar e preparar a nossa mente e corpo para o ressurgimento da Primavera, de banirmos todos os remorsos e culpas e de planearmos o futuro para o próximo ciclo.

Este é o Sabbat oposto de Lammas (1 de Agosto).

Comentários

Mensagens populares