Yule: O que é?

Antes do nascimento de Cristo, já o Homem celebrava em dezembro uma data especial para si e para a sua sobrevivência: o Yule ou o Solstício de Inverno. Era tempo de agradecer à Mãe Natureza as dádivas anteriores e pedir-lhe em graça que descansasse para depois renascer em todo o seu esplendor.

    Yule, que ocorre no Solstício de Inverno, é o primeiro ritual das estações da Roda, e é desta data antiga que se originou o Natal cristão. É o dia mais curto e mais escuro do ano, porém é a partir deste dia que os dias começam a se alongar e que tudo começa a aquecer.
    Este é o tempo da realização de feitiços e preparação de amuletos voltados para a proteção, pessoal ou para a casa.
    Muitos pagãos celebram o nascimento do Deus, tal como os Cristãos que também o fazem no Natal uns dias a seguir. O Yule é o festival da luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus Sol, a Criança da Promessa.

As Cores de Natal e a sua origem
    As cores tradicionais do Natal, verde e vermelho, também são de origem pagã, já que esse é o Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e usa-se uma Tora de Yule (verde).
    A Tora de Yule é um pequeno tronco onde se faz três buracos e colocam três velas em cada buraco, uma vela branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Tríplice. A Tora de Yule também é decorada com azevinho sempre verde para simbolizar a união da Deusa com o Deus.

Tradições de Yule
    Os pagãos normalmente trazem para casa ramos de azevinho ou visco, ou outra planta resistente ao frio, para, simbolicamente, encorajarem o crescimento da vida e o regresso do calor. Também fazem a árvore de Yule, que é mais conhecida por Árvore de Natal e trocam presentes.
    Em tempos antigos, pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa ao mesmo tempo que se cantavam canções típicas de Yule. Os primeiros pagãos acreditavam que este acto traria as Bênçãos da Deusa às casas que fossem visitadas pelas Bonecas de Milho.
    Tal como em Imbolc, as celebrações de Yule envolvem muitas velas e quem tem lareira normalmente queima um tronco de Yule aceso com um pedaço do tronco do ano anterior.

O altar de Yule
    O altar de Yule pode ser decorado com toalha vermelha, com azevinho, visco, pinhas, velas, símbolos do Sol e um copo com leite.
    Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até à chegada da Primavera. 

É o Sabbat oposto de Litha (19-21 de Junho).

Comentários

Mensagens populares