(Artesanato) Boneca de Brigid (Brideóg)


    Uma das tradições de Imbolc é a confeção da Boneca de Brigid, mais conhecida por Brideóg (pequena Brigid), representação da Deusa do fogo, da cura, da poesia, dos poços e da criatividade,
        Era comum as meninas e mulheres solteiras fazerem uma boneca de palha ou de espiga de milho em honra de Brigid, pedindo por bênçãos, prosperidade e proteção.
    Também era comum fazerem uma cama para a Brideóg ser deitada, assim após ser confecionada, a boneca é colocada numa cama ao lado de um bastão durante o Sabbat.
    Antes de se deitarem, cada membro da família deixavam uma peça de roupa ou tira de pano do lado de fora para Brigid abençoar. 
    No dia seguinte as meninas carregavam a Brideóg pela aldeia ou bairro, de casa em casa, onde esta representação da Deusa era sempre recebida com grande honra pois era dado dinheiro ou roupa para a boneca.
    Depois a Brideóg era colocada por cima da lareira até ao ano seguinte.

Mas como podemos fazer a nossa própria Boneca de Brigid?

Material
-Ráfia seca
-Corda
- novelo de lã

Como fazer
    A Boneca de Brigid, hoje em dia, é normalmente feita com rafia mas também pode ser feita em tecido com um recheio de lã, ervas (alecrim, louro, gengibre, cravo-da-índia, curcuma e canela) e flores (camomila e calêndula) associadas à Deusa.
    Uma maneira fácil de fazer a boneca é fazer um molho vertical com a ráfia, prenda um pouco do molho na parte de cima fazendo assim a cabeça. De seguida divida um molhinho da ráfia e prenda nas extremidades e no meio, criando assim os braços. 


Depois prenda os braços por debaixo da cabeça criada anteriormente. 
Prenda no meio com um pouco do novelo de lã criando assim a cintura da boneca e a saia. Corte os ramos de ráfia que estejam mais compridos.

Deixo-vos aqui uma recomendação de um vídeo da Danu's Irish Herb Garden: https://www.youtube.com/watch?v=bED-shfxmk8&t=10s

Comentários

Mensagens populares