(Símbolos) Pinheiro de Yule

A Árvore de Yule era um símbolo importante na tradição pagã e veio dar origem à conhecida Árvore de Natal.

Originalmente, representava a Árvore da Vida ou a Árvore do Mundo entre os primeiros pagãos. Nos tempos antigos, era decorado com presentes que as pessoas queriam receber dos deuses.
Os druidas decoraram os pinheiros (na rua) durante as celebrações de Yule com frutas para uma colheita bem-sucedida, amuletos de amor para felicidade, nozes para fertilidade e moedas para riqueza. 
Durante as tradições da Saturnália da Roma Antiga também era comum decorar as árvores para o festival do Solstício de Inverno para celebrar a luz.
Foi na Escandinávia que as árvores de Yule foram trazidas para dentro de casa, com o objetivo de oferecer um lugar quente e festivo para os elementais das árvores que habitavam a floresta. Esta também foi uma boa maneira de persuadir o povo das fadas a participar dos rituais do Solstício. Também era comum pendurar comida e doces nos ramos para esses elementais comerem.
Alguns acreditavam que os saxões foram os primeiros a colocar velas na árvore (que vieram à ser substituídas pelas luzes elétricas de natal). 
A tradição de fazer uma árvore de natal chegou até nós através do príncipe alemão Francis Albert Augustus Charles Emmanuel na era Vitoriana. 

Hoje em dia podemos decorar com ornamentos naturais, como pinhas, bagas, maçãs e laranjas, luzes, sinos, bolas de Bruxa, ornamentos em formas de sol, flocos de neve, de fadas e duendes bem como símbolos sagrados para os deuses e deusas. 

Comentários

Mensagens populares