(Símbolos) Boneca de Lammas


    Os antigos povos Celtas confecionavam as suas “Bonecas de Milho” para atrair fartura para os seus campos. A boneca era confecionada no dia do ritual e colocada no altar durante a celebraçãot para simbolizar a Deusa Mãe da Colheita. É costume, em cada Lammas queimar a boneca do ano anterior e fazer uma nova boneca para ser queimada no próximo ano.
    A Boneca representa o espírito do milho e da colheita, e representa a Donzela, como um símbolo de fertilidade, vitalidade, o ciclo natural da vida, morte e renascimento (muito parecido com o ciclo das colheitas). 
    Nos dias de hoje, podemos confecionar as bonecas como agradecimento do ano que passou e podemos colocar por cima da nossa lareira ou altar para atrair fertilidade, crescimento, nutrição ou abundância na nossa casa e para celebrar as grandes colheitas durante Lughnasadh (Lammas), Mabon e Samhain.

Mas como podemos fazer a nossa própria Boneca de Lammas?

Material
-Ráfia seca ou as folhas das espigas de milho
-Corda
- Espigas de trigo

Como fazer
    Uma maneira fácil de fazer a boneca é fazer um molho vertical com a ráfia, prenda um pouco do molho na parte de cima fazendo assim a cabeça. De seguida divida um molhinho da ráfia e prenda nas extremidades e no meio, criando assim os braços. 
    Depois prenda os braços por debaixo da cabeça criada anteriormente. 
    Prenda no meio com um pouco bocado de ráfia criando assim a cintura da boneca e a saia. Corte os ramos de ráfia que estejam mais compridos. Decore com as espigas de trigo ao seu gosto.

Comentários

Mensagens populares