Beltane: o que é?
Todos os ciclos da Natureza possuem importância para a Terra e claro está, para o Homem. Desde há séculos que a mudança de estação tem um valor inequívoco para servir de pretexto de celebração da terra. Dia 1 de maio, bem no pico da primavera, festeja-se o Beltane. Uma data onde o amor pela Natureza não é esquecido.
O Beltane ocorre no pico da Primavera e significa "Fogo de Bel" pois deriva do nome do Deus Celta Bel e de Tinne, palavra celta para fogo.
No Beltane muitos pagãos celebram o festival do fogo (á semelhança de Imbolc) e para os wiccanianos é a celebração da união sexual entre a Deusa e o Deus, sendo, assim, mais conhecido como o Sabbat do amor carnal e da fertilidade (tanto humana, animal, como das colheitas).
Na Wicca, o Deus é retratado como o Homem Verde (Green Man - senhor da floresta, de tudo que cresce e da essência da vida das plantas); a Deusa é uma jovem mulher e está no auge da sua beleza e feminilidade. Os Deuses desejam-se e acabam por consumar o seu amor.
A primavera está no seu auge e acendem-se fogueiras onde os casais dão as mãos e saltam em honra do amor, da fertilidade, da fecundidade, da força da vida e para se livrarem da má sorte, das doenças e da negatividade.
O símbolo mais conhecido de Beltane é provavelmente o Mastro (Maypole - mastro de maio), cujo topo é decorado com uma grinalda de flores da qual pendem fitas coloridas onde cada uma das pessoas segura uma e começa então a entrelaça-la com as outras fitas até que todo o mastro esteja revestido por elas. O Mastro simboliza o falo do Deus e a grinalda de flores a vulva da Deusa.
Normalmente neste Sabbat, tanto os homens como as mulheres usam grinaldas na cabeça na cabeça e os ritos de Beltane podem ser rituais sexuais simbólicos onde o Grande Rito, que representa o Casamento Sagrado, é feito com o athame (símbolo fálico) mergulhado no cálice (símbolo do útero da Deusa) e pode-se fazer trabalhos de magia para conceção.
O altar de Beltane
O altar é decorado com flores, folhas, ramos verdes, fitas de várias cores, vulvas e pénis de barro, toalha roxa e velas rosas, verdes, brancas e roxas.
Este é um dos Sabbats mais alegres, pois celebra a vida e é nesta altura que as sementes plantadas em Ostara começam a germinar.
É o Sabbat oposto de Samhain (31 de Outubro).
Comentários
Enviar um comentário