
O livro "Lendas e Contos Populares Transmontanos: Vol.2 Vila Real" do autor Alexandre Parafita* foi publicado pela Editora Zéfiro em Portugal em 2024.
O livro está dividido em 2 partes, uma parte com uma breve introdução à literatura oral tradicional e outra parte com as lendas/ contos populares da região de Vila Real:
"Esta obra dá sequência ao primeiro volume das Lendas e Contos Populares Transmontanos - Tesouros da Memória, dedicado aos municípios de Bragança e Vinhais. Neste segundo volume, contemplam-se as memórias narrativas resgatadas no município de Vila Real.
Trata-se de uma viagem por lugares lendários e pelas memórias de várias dezenas de narradores, que retratam a natureza profundamente religiosa das populações muito influenciadas pelo sobrenatural cristão e pagão. Daqui resultam histórias fantásticas, que traduzem momentos de grande inquietação, onde predominam as lendas de almas inquietas, de encontros sombrios entre mortos e vivos, de milagres, de estranhas metamorfoses de bruxas e lobisomens, a par de um vasto rol de contos populares, onde o humor mordaz de um povo antigo se conjuga com os valores éticos e didácticos recorrentes na nossa literatura oral tradicional.
Acompanha esta obra uma reflexão etno-epistemológica sobre as diferentes dimensões da arte da memória, procurando interpretar os sentimentos, conhecimentos, comportamentos e crenças do povo, que são um referencial nos estudos de Alexandre Parafita, enquanto académico e etnólogo."
Na primeira parte temos sobre o misticismo em volta do sobrenatural lendário (almas penadas, bruxas, mouros e serpentes), os géneros de literatura oral tradicional, o conto popular de tradição oral e o que é uma lenda e o seu papel.
Na segunda parte temos 236 lendas/ contos populares divididos por "Concelho de Vila Real - Lendas" contendo 133 lendas (por exemplo: O lobisomem com um homem às costas), "Concelho de Vila Real - Contos Populares: Contos de Animais" tendo 14 contos (por exemplo: Os afilhados da raposa), "Concelho de Vila Real - Contos Populares: Contos Propriamente Ditos" tendo 31 contos (por exemplo: O bruxo e o galo negro), "Concelho de Vila Real - Contos Populares: Contos Jocosos e Divertidos" tendo 25 contos (por exemplo: As alminhas e os demonhinhos), "Concelho de Vila Real - Contos Populares: Contos de Fórmula" tendo 6 contos (por exemplo: A velha e a bilha do leite) e "Concelho de Vila Real - Contos Populares: Casos/ Histórias de Vida" tendo 27 contos (por exemplo: Eram três almas penadas). Em cada uma das narrativas tem no fim quem foi o narrador dela e por vezes fotografias do local.
Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na editora Zéfiro
aqui.
Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.
*Alexandre Parafita, doutor em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial) e mestre em Ciências da Comunicação (especialidade de Antropologia da Comunicação), é docente do ensino superior, investigador integrado do Centro de Estudos de Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador colaborador do CEPESE (Universidade do Porto) e do CLEPUL (Universidade de Lisboa), etnógrafo, escritor e jornalista.
Publicou mais de meia centena de livros, em domínios multi-disciplinares, desde os estudos do património cultural, antropologia e etnografia, à ficção, poesia e literatura infanto-juvenil. Grande parte da sua obra faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos universitários.
Comentários
Enviar um comentário