(Livro) Fado: Mistério da Saudade de Rémi Boyer



O livro "Fado: Mistério da Saudade" do autor Rémi Boyer é publicado pela Editora Zéfiro em Portugal.

Está dividido em 14 capítulos que nos falam da história deste género musical tão fascinante que é o fado:

"ENTRE A VOZ E A GUITARRA DO FADO, A SAUDADE ERGUE-SE COMO TEMPLO INVISÍVEL DA ALMA LUSITANA
«Rémi entendeu muito bem toda a envolvência Fadista de Lisboa. Com o cuidado em estudar este sentimento a que chamamos saudade, sem equiparação a qualquer outro, Rémi vagueia por Lisboa sentindo o som e o cheiro do Fado em cada viela, bebendo de todos os jeitos fadistas de um povo, avaliando tiques dos músicos, voando no diálogo permanente entre voz e guitarra, preocupando-se em conhecer os construtores de guitarras portuguesas mais procurados pelos guitarristas.
Entende ainda que há fado, muito fado em todos os que, em jeito de fado vadio, se atrevem a cantar de forma improvisada, correndo este risco que tem sempre a entrega aos outros do que nós somos mas que sem pudor avançam nos templos do fado, como bem caracteriza Rémi, sem medo.» Kátia Guerreiro in Prefácio

«A Saudade é o espírito da Terra de Portugal.
A Saudade está no movimento espiralar dos tempos de Portugal, tempo dos espinhos, tempo das rosas, tempo dos lírios.
A Saudade está nas águas que convidam à viagem; está no fogo da Demanda de um país mítico que permanece metade no visível, metade no invisível.
Saudade é o nome do génio de Portugal, génio no sentido mágico e mistérico, no sentido que lhe dão os poetas, profetas e despertadores, um sentido oculto e luminoso que se invoca, que se evoca e que nunca deixa de responder, mas cuja resposta permanece imprevisível, surpreendente, perturbadora.
Mito fundador, pilar central da alma portuguesa, o panteão português organiza-se em torno desse algo indizível que solta arrepios na carne.» Rémi Boyer


Este livro contém, então, sobre a expressão "Saudade", uma breve história do fado, o "Hino a Rosália", quem foi Amália Rodrigues e a sua importância para o fado, as sete novas divas (Dulce Pontes, Kátia Guerreiro, Ana Moura, Carminho, Marina, Mariza e Cristina Branco), os fados masculinos (como é o caso de Alfredo Duarte e Camané), a guitarra portuguesa, o ritual do fado e o fado amador, a ressonância entre a tourada e o fado, o "Hino aos Forcados de Alcochete" e uma entrevista com Daniel Gouveia.

Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na editora Zéfiro aqui

Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.

Comentários