(Livro) Quando Deus Era Mulher de Merlin Stone
O livro "Quando Deus Era Mulher" da autora Merlin Stone* foi publicado pela Editora Goya no Brasil em 2022.
O livro está dividido em 6 capítulos sobre as várias faces da Deusa e a cultura matriarcal:
"Antes de publicar este livro, em 1976, Merlin Stone passou quase uma década pesquisando as deusas na Antiguidade, período em que a vida social, política, econômica e cultural de muitos povos girava em torno da mulher. E como a religião tende a espelhar a figura dominante na sociedade que a pratica, a deidade feminina foi representada diversas vezes por esculturas e pinturas encontradas até hoje em vários sítios arqueológicos.
Chamada por diferentes nomes, a Deusa contava com suas sacerdotisas que lideravam e guerreavam, eram poligâmicas e detinham o conhecimento sobre tratamentos medicinais naturais. No decorrer dos séculos, porém, novos grupos hegemônicos passaram a ver essas mulheres como prostitutas e bruxas, seus feitos foram reduzidos a lendas e a cultura da divindade feminina foi sufocada.
Quando Deus era mulher afirma que, apesar de a cultura matriarcal e matrilinear ter ruído, ela não só perdura como se impõe ao patriarcado e resiste a ele, mostrando-se mais atual do que nunca."
Neste livro temos vários assuntos, entre eles quem era a divindade feminina na antiguidade, a deusa (referindo vários nomes de várias mitologias) como criadora da Terra e da população, falando sempre nas evidências arqueológicas e antropológicas que provam a religião ligada às divindades femininas, o efeito da adoração da deidade feminina exercia sobre o status das mulheres nas culturas em que era louvada, a mudança de uma cultura matriarcal para uma cultura patriarcal, a subjugação das mulheres nas religiões judaico-cristãs e a ligação com a imagem da serpente e da figueira. Ao logo do livro vai falando da história de Adão e Eva.
Podem comprar em Portugal esta edição na Livraria Senda aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Goya aqui.
*Merlin Stone foi uma autora, artista e académica americana. Ela foi uma importante pensadora da teologia feminista e dos movimentos da Deusa e é mais conhecida pelo seu livro Quando Deus Era Mulher.
Comentários
Enviar um comentário