(Livro) O Livro da Mitología Celta de Claudio Quintino Crow
O livro "O Livro da Mitologia Celta" do autor Claudio Quintino Crow* é publicado pela Editora Zéfiro em Portugal e é ilustrado por Juliano Oliveira.
O livro está dividido em 2 partes e é um livro bastante interessante que aborda os mitos e os deuses celtas:
"QUEM SÃO OS CELTAS E QUAIS OS SEUS MITOS?
De que forma podem responder às questões fundamentais da actualidade?
Os mitos falam a língua do subconsciente. Cada povo, cada cultura, desenvolve as suas próprias lendas onde deusas, deuses e criaturas fantásticas transmitem, através da linguagem simbólica, os valores, princípios e a história dessa tradição.
Alguns desses princípios só têm valor na época em que os mitos se tornam populares e conhecidos. Outros, porém, são eternos. Permanecem válidos e cheios de vida através dos séculos, preservando o conhecimento e a magia dos antigos povos. Este é o caso da Mitologia Celta.
Neste livro, os deuses e as deusas celtas, bem como as mensagens que as suas lendas transmitem, são pela primeira vez compilados e explicados em toda a sua complexa simplicidade - ou na sua simples complexidade.
Muito mais do que uma colectânea de mitos, "O Livro da Mitologia Celta" oferece ao leitor uma percepção profunda dos símbolos por trás das lendas, e de como o seu poder transformador pode gerar uma nova perspectiva para o mundo actual.
Deixe-se encantar pela riqueza e magia dos deuses e deusas celtas!"
Na primeira parte temos sobre quem era os povos celtas, como se espalharam pelo continente europeu, a sua sociedade, o papel da mulher, a importancia e a sacralidadeda Natureza, a sacralidade das estações e os festivas em honra delas, a romanização, e as várias fontes e lendas primárias sobre os deuses celtas (Leabhar Gabála Éireann (A Batalhade Moytura), a Invasão de Cesair, a palavra Partholón, o povo Nemed, os Fír Bolh, os Tuatha Dé Danann, os Milesianos, Táin Bó Cuailnge, Acallam na Senórach e Auraicept na nÉces).
Na segunda parte temos os deuses e deusas que compõem o panteão celta das tradições da Irlanda, do País de Gales e dos Ciclos Arturianos, com os seu mitos, simbolismos e associações. As divindades aqui mencionados são Brigid, Oghma, Macha, , Lugh, Morrigan. Dagda, Maeve, Fionn MacCuill, Flidias, Manannán Mac Lir, Cerridwen, Merlin/ Taliesin e Rei Arthur. E em cada divindade é apresentado um tema da filosofia celta e a sua aplicação à nossa realidade: a poesia, as árvores e o ogham, a soberania, os quatro elementos, a magia celta, o feminino na cultura celta, o Green Man, o outro mundo, a profecia, a ligação entre os deuses e a natureza, o casamento sagrado, o xamanismo e o uso do caldeirão.
No fim de cada capítulo são apresentadas três perguntas relacionadas com os temas abordados e que nos fazem refletir sobre o que cada lenda transmite de conselhos e orientações para as nossas vidas.
Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na editora Zéfiro aqui.
Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.
*Claudio Quintino Crow é atraído pelo corpus de lendas celtas e literatura irlandesa desde a adolescência, dedicando-se há várias décadas ao seu estudo, compreensão e transmissão.
Tendo feito a sua aprendizagem com figuras distintas da espiritualidade celta - como John Matthews e Emma Restall Orr -, faz questão de ultrapassar as fronteiras da sua formação em busca de uma compreensão mais profunda acerca da ligação entre as diferentes manifestações religiosas, pois crê que "todas as religiões do mundo são sotaques de uma mesma linguagem: a linguagem da alma humana".
Orgulhoso neto de transmontanos, integra esta rica herança ancestral nos seus estudos e na sua vivência.
Actualmente, dedica-se uma vez por ano a conduzir grupos pelos lugares sagrados da Irlanda, onde partilha in loco muitos dos saberes e conhecimentos descritos nesta obra.
Comentários
Enviar um comentário