(Livro) História da Bruxaria de Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander

    O livro "História da Bruxaria" dos autores Jeffrey B. Russell* e Brooks Alexander foi publicado pela Editora Goya no Brasil em 2019.
    O livro está dividido em duas partes sobre a bruxaria ao longo dos tempos e um apêndice sobre o significado da palavra witch:

"Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, o fenômeno da bruxaria está nas entrelinhas da história. As bruxas representam um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua trajetória, repleta de perseguições e reviravoltas, construiu uma memória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da bruxaria é um estudo profundo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspetivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas, e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu e se ressignificou na sociedade contemporânea. Remontando às origens dessa prática milenar até sua transformação nos tempos modernos, Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander revelam um universo vivo, resiliente, que existe para além dos filmes, dos contos de fada e do nosso próprio imaginário."

    Na primeira parte temos assuntos como o que é uma bruxa, o sobrenatural, a feitiçaria (nos tempos antigos e a ligação dela com a religião), as raízes da bruxaria na Europa (as suas quatro interpretações, a sua ligação com a feitiçaria e o folclore), a heresia e a inquisição, a caça as bruxas na Europa, o Malleus Maleficarum (O Martelo das Feiticeiras), os julgamentos em Salem, a bruxaria na Grã-Bretanha, as correlações entre bruxaria e alguns fenómenos sociais e com a figura da mulher, o declínio da caça as bruxas e o ressurgimento do interesse pela bruxaria.
    Na segunda parte temos sobre a feitiçaria moderna, de onde vem as suas bases, o que sobreviveu dos séculos passados, as origens da bruxaria neopagã, os precursores Leland, Murray e Graves com as suas obras ("Aradia, o evangelho das bruxas", "O culto das bruxas na Europa Ocidental" e "A deusa branca"), sobre o pai da bruxaria Moderna (Gerald Gardner, Doreen Valiente e Alex Sanders e as suas contribuições, a bruxaria nos Estados Unidos (falando de Raymond e Rosemary Buckland, Janet e Stewart Farrar, Starhawk, Z. Budapest e Margot Adler), os filmes e séries que surgiram focando-se na temática da bruxaria (O Feitiço, Sabrina, Buffy, Charmed, Magia e Sedução) e a bruxaria nos tempos de hoje.
    O livro é todo ilustrado.
    Podem comprar em Portugal esta edição de capa dura na Livraria Senda aqui, ou a edição de capa mole aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Goya aqui ou aqui.

*Professor emérito de história na Universidade da Califórnia, campus Santa Bárbara, Jeffrey B. Russell também ministra cursos de história e estudos religiosos em Berkeley, Riverside, Harvard, Novo México e Notre-Dame. É autor de inúmeros artigos veiculados nas mais diversas publicações, além de mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam The devil: perceptions of evil from antiquity to primitive christianity [O diabo: percepções do mal da antiguidade à cristandade primitiva], Inventing the flat Earth [Inventando a Terra plana] e A history of heaven: the singing silence [História do paraíso: um silêncio cantante].

Comentários

Mensagens populares