(Livro) A Descoberta da Bruxaria de Reginald Scot

    O livro "A Descoberta da Bruxaria" do autor Reginald Scot é publicado pela Editora Madras no Brasil, em 2022. 
    Este livro, originalmente publicado em 1584, não é uma cópia exata da edição original, tendo sido alterado a fonte da letra e algumas letras (por exemplo o u e o v) de palavras por ser um livro editado para os leitores modernos. Está dividido em 16 tomos e 2 apêndices:

"Esta obra é um clássico inglês valioso, publicada pela primeira vez em 1584. Registros afirmam que todas as cópias encontradas dessa edição foram queimadas por ordem do rei James I, e o compêndio foi colocado entre os “livros proibidos”. Contém várias explicações sobre truques de ilusionismo e é considerado o primeiro livro de conjurações.
Este tratado possivelmente foi utilizado por Shakespeare como fonte para suas obras, especialmente em Macbeth, um drama no qual Macbeth, um general vitorioso, recebe uma profecia de três bruxas dizendo-lhe que, eventualmente, se tornará rei. Contendo 16 tomos, A Descoberta da Bruxaria mostra a conduta das bruxas e dos seus perseguidores, a agilidade de prestidigitadores, a impiedade de feiticeiros, a artimanha de adivinhos, entre outras questões.
O estudioso e jurista Reginald Scot mostra que é veementemente contra o papismo e o exercício da bruxaria, mas também demonstra sua indignação quanto às atrocidades cometidas contra as bruxas pela Inquisição, chegando até mesmo a defendê-las diante do Tribunal. Embora este livro mostre o lado cético de Scot sobre a existência da bruxaria, ele é rico em informações sobre bruxaria tradicional e o contexto histórico daquela época. A esta edição, publicada originalmente em 1886 com apenas 250 exemplares, foram incluídos um prefácio, uma introdução, um glossário e notas pelo editor, além do Discurso a Respeito de Demônios e Espíritos, de autoria de Scot. Trata-se de um compêndio histórico que trará à luz muitas verdades ocultas ao longo dos séculos."

    Nos oito primeiros tomos temos assuntos como quem são as mulheres consideradas bruxas, sobre o livro Malleo Maleficarum, precauções contra bruxas, confissões de bruxas, sobre Doemonania e os 15 crimes apresentados à acusação das bruxas pelos perseguidores, o pacto das bruxas com o diabo segundo o Malleo Maleficarum, sobre íncubos, transformações (exemplo de um homem transformado em burro e depois novamente em homem), diversas práticas de envenenamento e o maior uso dos venenos em todas as eras, tipos de feiticeiras, o feitiço chamado Veneficium, poções de amor, o grande oráculo de Apolo, a feiticeira de Endor e comparação dos milagres das bruxas com os de Cristo.
    Nos próximos oito tomas temos vários assuntos como as previsões de videntes e sacerdotes, profecias, sobre sonhos divinos, como homens foram enfeitiçados através dos sonhos, a superstição dos pagãos sobre o elemento fogo, os sacrifícios romanos, o augúrio, a arte cabalista, quem tem poder para afastas demónios, o que é proibido nas escrituras a respeito da feitiçaria, talismãs, amuletos e simpatias papistas, como fazer água-benta, simpatias para afastar o mal, feitiços para diversos propósitos, antídotos contra bruxarias, o conhecimento de Salomão, os poderes das pedras preciosas e da água, como criar monstros pela magia da arte, comparação entre os magos do faraós e os feiticeiros, como trabalhar com espíritos, os diversos nomes do demónio , os deuses pagãos e a natureza dos espíritos e do demónio segundo o autor.
    Por fim, nos dois apêndices temos sobre os círculos mágicos, como elevar a alma de alguém que se enforcou, como consagrar os círculos e objetos mágicos, como exorcizar todos os tipos de espíritos, o que são Daemons ou Genii, os espíritos astrais, os espíritos infernais e as várias formas de simpatias, amuletos, talismãs, pentagramas, cerimónias e fumigações.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Livraria Senda aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Madras aqui.

    Nota: Devido à época que foi escrito tem muitas citações bíblicas e de referências cristas. 

Comentários

Mensagens populares