(Revista) (En)Cantos e Narrativas da Ancestralidade - A Revista da Tradição Lvsitana: Número 12



    A Revista "(En)Cantos e Narrativas da Ancestralidade - A Revista da Tradição Lvsitana: Número 12" foi publicada em Novembro de 2023 pela Assembleia da Tradição Druídica Lusitana*, em Portugal.

"Estimadas irmãs e irmãos, amigos e caminhantes da nossa Tradição, que se diz tão antiga e primeva como as ondas do vasto oceano que banha as costas e enseadas dos nossos arquipélagos e tão novas como as ondas que se espraiam, ocres e branca, pela orla das nossas praias, em espirais de espuma e conchas votivas… Não é por acaso que é nas liminaridades da Saudade e dos Maios que aporta a vós esta nossa Revista. Desejávamos que fossem estas páginas humildes veredas, trilhos esquecidos e secretos, assim reencontrados por Vós, para a nossa Tradição. Éones, vestígios arcaicos de velhas linhagens. Assim, um pouco como aqueles lugares mágicos no cerne da floresta onde sabemos que, nesta vida, nunca estivemos, mas que reconhecemos desde sempre, nos nossos ossos, no nosso coração, com e em cada pedaço grande ou pequeno do que somos. Abrimos os nossos olhos e descobrimo-nos no seio de um Bosque Relíquia onde cada árvore, cada pedra, cada sombra diz, na sua voz de brisa salgada e atlântica, num (En)Canto e Narrativa da nossa Ancestralidade, as histórias da nossa proto-história.
Pelo anoitecer até ao romper da Aurora, já começam as Brumas do Samónios a envolver serras e montes, lagos e praias… Aí, acenderemos a Fogueira da Saudade e o canto das aves noturnas unido à nossa voz invocará, no Círculo Sagrado, os nossos Ancestrais. E eles estarão connosco."

    Esta revista, em formato de livro, possui vinte e quatro artigos escritos por membros da Assembleia da Tradição Druídica Lusitana (Arqui-Druida Adgnatios, Druida Adgatia Vatos, Druida Adalthena, Druida Gaisos, Druida Artuuiros, Barda Dula Maistis e Bardo Lavezus) e por vários convidados (Gabriela Morais, Fernanda Frazão, Gwreiddyn y Dderwen, Andrey Porto Rocha, Iolanda Aldrei, Manoel M., Manuel Araújo, Mariana Vital, Vera Borges, Agostinho Veras, Elisabete Martins Carneiro (Clareira das Anciãs) e Carla Mourão).
    E podemos encontrar artigos sobre Beltane: as Maios, os Maios e o Dia da Espiga, o culto dos mortos em Portugal, aromaterapia (forma de obtenção dos óleos essenciais e sobre algumas ervas), uma proposta de calendário sazonal em vez da tradicional Roda do Ano, um pouco sobre as celebrações de Beltane, de Tan Tad e de Lughnassad / Lammas, um glossário sobre caldeirões, uma entrevista ao Druida Gaisos, 4 poemas/poesias, dois contos, uma receita (Bolo-Pão), dois testemunhos sobre a ATDL, a ligação entre o sagrado e o profano na tradição popular, sobre o deus celta Larouco (escrito por mim) e, por fim, o animismo e xamanismo ibérico na morfologia e toponímia de alguns lugares (como Foz Coa e a Anta pintada de Antelas).
    Ao longo da revista vão tendo esquemas, tabelas e fotografias.
    Podem comprar em Portugal a revista em formato físico diretamente na página da  Assembleia da Tradição Druídica Lusitana neste link.

*A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana, de natureza religiosa, sem fins lucrativos, apresenta como objeto social a promoção, desenvolvimento, prática e ensino do ofício do Culto Espiritual ou Religioso às antigas Deidades Célticas, Lusitanas e às Deidades cultuadas pelos povos que em épocas mais remotas habitaram o atual território português. A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana propõe-se, também, a desenvolver entre a comunidade de pessoas que a ela aderem voluntariamente um espírito de solidariedade e apoio recíproco que permita o cumprimento, individual e coletivo, do conjunto de normas de conduta por ela expresso e a participação no exercício dos seus cultos, que se traduzem em ritos, práticas e deveres para com as Deidades da Espiritualidade pré-cristã, Céltica e Lusitana.

Comentários

Mensagens populares