Conexão com os Ancestrais


    Falar sobre os nossos ancestrais é algo que requer muito respeito e até mesmo muita responsabilidade. Eles são cultuados e honrados nas mais diversas culturas e tradições do mundo. Na religião celta eles detinham um papel fundamental dentro do culto e liturgia. Vemos claramente o papel dos ancestrais em religiões como o Budismo, Hinduísmo, práticas Xamânicas, e até mesmo na religião Católica. E no Paganismo não poderia ser diferente.

    Quando falamos de ancestrais e conexão com eles, o que nos lembramos primeiramente são dos nossos ancestrais de sangue, da nossa família, contudo há quem defenda que possuímos outros cinco tipos de ancestrais: "Ancestrais da Pele e dos Ossos", "Ancestrais da Carne e do Sangue", "Ancestrais da Voz e das Histórias", "Ancestrais da Vontade e das Escolhas" e "Ancestrais da Magia e da Tradição", como podem ler no site da Wicca TCS e no Sob o Luar.
    A maneira mais fácil de honrar os nossos ancestrais é através da criação de um altar, onde podemos colocar fotografias deles, velas, oferendas (como um cálice com água ou leite ou azeite ou mel), flores frescas ou imagens e símbolos  religiosos. Lembrando que por vezes os nossos ancestrais não eram pagãos, pelo que se sentirem de colocar estátuas católicas ou de anjos não se sintam impedidos de as colocar no vosso altar, afinal de contas é uma representação dos vossos ancestrais. 

    Durante o período da celebração de Samhain é a altura perfeita para se realizar um ritual para conexão com os nossos ancestrais, visto ser a altura do ano que o véu entre os mundos se torna mais ténue. Uma prática comum é colocar um prato extra na mesa e durante o jantar colocar comida nele como uma oferenda aos que já partiram.

Comentários

Mensagens populares