(Livro) Animais Sagrados da Tradição Celta de Arqui-Druida Adgnatios

    O livro "Animais Sagrados da Tradição Celta: Simbolismos e Significados Oraculares" do autor Arqui-Druida Adgnatios foi publicado em 2023 pela Assembleia da Tradição Druídica Lusitana*, em Portugal.
    O livro é bastante curtinho, tem 82 páginas, mas tem bastante informação para quem queira conhecer melhor os significados de vários animais, fazendo referência a alguns de origem mitológica: 

"Nas profundezas das antigas expressões da Tradição Celta reside um vasto conhecimento da conexão sagrada entre os animais e o mundo espiritual. Os povos celtas, reconhecidos pela sua profunda reverência pela natureza e pela sua Sabedoria Ancestral, sempre atribuíram profundos significados aos animais com os quais compartilhavam a terra e viviam as suas vidas. Estes Animais, Sagrados pelos seus importantes simbolismos e significados oraculares, eram encarados como mensageiros dos outros mundos, do divino e guardiões dos segredos ocultos.
Num mundo onde a harmonia entre os humanos e natureza era valorizada, a Espiritualidade Celta encontrava nas criaturas aladas, terrestres e aquáticas uma fonte inesgotável de ensinamentos e inspiração. Cada animal possuía características únicas e uma conexão íntima com os reinos interiores, divinos e místicos, trazendo consigo importantes mensagens para aqueles que estivessem dispostos a ouvi-las.
É este fascinante contexto que revela a essência deste livro, uma jornada profunda e esclarecedora através do simbolismo e do significado oracular dos Animais Sagrados na Espiritualidade Celta. Numa abordagem que se pretende inspiradora, mergulharemos nas histórias mitológicas, nas tradições folclóricas e nas práticas espirituais dos antigos celtas, procurando desvendar os segredos ocultos por trás dos Animais Sagrados que povoavam o seu imaginário. Exploraremos o simbolismo de animais como o Lobo Ibérico, o Corvo, o Veado, o Dragão e muitos outros, desvelando os mistérios que encerram e o modo como estes nos podem guiar no decurso da nossa própria jornada espiritual. Cada capítulo constituir-se-á como um trilho de conhecimento, procurando trazer à luz as histórias mitológicas, as associações simbólicas e os ensinamentos que estes animais trazem consigo.
Ao percorrer as páginas deste livro, poderá quem o lê encontrar uma combinação que unifica a pesquisa académica, com a intuição oracular e, desejavelmente, a inspiração poética. Procurámos tecer cada palavra com o cuidado e a dedicação possíveis de modo a transmitir a essência e o poder destes Animais Sagrados da Tradição Celta. Com a sabedoria dos nossos Ancestrais como guia, seremos levados a uma jornada transformadora, na qual poderemos descobrir a nossa própria conexão com a natureza, com o divino e com o reino animal.
Que este livro seja um farol de luz, um guia para todos aqueles que se desejam aprofundar na Tradição e Espiritualidade Celtas e procurem desvendar os mistérios dos seus Animais Sagrados. Que estas pegadas da Tradição Celta’ sejam uma porta para a compreensão profunda e uma fonte de inspiração para todos aqueles que procuram desvelar os segredos ocultos dos animais que povoam o imaginário celta.
Entre neste livro de coração aberto e mente recetiva, pois as verdades que ele nos revela podem mudar a sua visão do mundo e abrir novos caminhos de conhecimento e sabedoria que ecoarão através das eras.

    Tal como o próprio nome do livro indica, aqui vamos encontrar uma breve descrição (referindo o seu significado geral, na Tradição Celta e na Espiritualidade Celta), uma pequena  ilustração e o seu significado/ensinamento oracular para cada um dos 30 animais aqui descritos, sendo eles a Abelha, Abutre, Águia, Cabra, Cavalo, Cervo, Coruja, Corvo, Doninha, Dragão, Escaravelho, Esquilo, Fénix, Garça-Real, Grifo, Javali, Lebre, Libelinha, Lince Ibérico, Lobo Ibérico, Lontra, Ouriço, Raposa, Salamandra, Salmão, Sapo, Serpente, Texugo, Toupeira e Urso.
Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na página da Assembleia da Tradição Druídica Lusitana neste link.

*A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana, de natureza religiosa, sem fins lucrativos, apresenta como objeto social a promoção, desenvolvimento, prática e ensino do ofício do Culto Espiritual ou Religioso às antigas Deidades Célticas, Lusitanas e às Deidades cultuadas pelos povos que em épocas mais remotas habitaram o atual território português. A Assembleia da Tradição Druídica Lusitana propõe-se, também, a desenvolver entre a comunidade de pessoas que a ela aderem voluntariamente um espírito de solidariedade e apoio recíproco que permita o cumprimento, individual e coletivo, do conjunto de normas de conduta por ela expresso e a participação no exercício dos seus cultos, que se traduzem em ritos, práticas e deveres para com as Deidades da Espiritualidade pré-cristã, Céltica e Lusitana.

Comentários

Mensagens populares