Piscina-Santuário de Reve Anabaraego em Ourense


Em Ourense, Espanha, existe umas ruínas de uma piscina-santuário, única na Península Ibérica, dedicada ao deus Lusitano Reve. Situam-se na zona conhecida como "Las Burgas". 

"Escavações arqueológicas revelaram vestígios de uma piscina-santuário do século I dC. e inúmeras pedras votivas que remetem a uma divindade indígena, Revve Anabaraego, habitante das nascentes e responsável pelas suas propriedades terapêuticas. Os nomes gravados nos altares provêm de diferentes locais do Ocidente romano, o que indica que As Burgas foi um centro de peregrinações na antiguidade e um dos mais importantes santuários indígenas da península.
Com o tempo, os romanos, grandes adeptos das águas termais, construíram junto ao santuário um balneário, uma casa de banhos onde se reuniam para discutir os assuntos do quotidiano enquanto relaxavam nas reconfortantes águas. Vestígios de ambos os edifícios, que coexistiram ao longo do tempo, podem hoje ser visitados nos jardins do Centro de Interpretação." - Turismo de Ourense


Para além das inscrições referentes ao deus Reve foram encontradas, também, aras dedicas as Ninfas. 
Este santuário terá estado em uso entre meados dos séculos I e II d.C., tornando-se posteriormente uma sala termal com hipocausto (forno subterrâneo). 

Comentários

Mensagens populares