O uso do Falo como Amuleto

Falos em Pedra

Os pingentes em forma de falos, também conhecidos Carpano ou Fascinum na Antiga Roma, eram muito populares e usados como um amuleto para proteger contra o mau-olhado e atrair boa sorte. 
O falo alado era um amuleto para aumentar a energia sexual, capacidade reprodutiva e prevenir contra doenças que afetassem o desempenho sexual.

Vaso Ritual

Segundo o autor Plínio, até os bebês e soldados usavam tais amuletos para trazer a proteção divina. Para além de pingentes também era comum desenhar-se em frescos, como é possível ver no fresco do deus da fertilidade Príapo localizado na entrada da Casa dos Vettii (Pompeia). 

Amuletos Fálicos

O falo era da mesma forma usado durante os rituais de fundação das casas, onde o "individus" era para os romanos uma espécie de mau olhado que era necessário afastar. Era por vezes esculpido nos cunhais das casa, ou pedras com esse formato eram enterradas ou mantidas nas casas. 
No Museu das Ruínas de Conimbriga é possível ver o uso mágico das figuras em forma de falo e um Vaso Ritual com essa forma.
O vaso fálico terá sido enterrado antes da construção da casa, e seria um vaso destinado a oferecer libações. 

Comentários

Mensagens populares