Berrão: Porca de Murça

A Porca de Murça, também conhecida como Berroa, é uma escultura de um Berrão encontrada em Murça, distrito de Vila Real, e é considerada uma estátua de culto pagão. 
Deste tipo de escultura, que representa geralmente um animal, já foram identificadas mais de meia centena em Portugal, tendo mais incidência na Beira Interior e Trás-os-Montes. 
É mencionada pela primeira vez em 1548, por João de Barros como " (…) hu grande Boi feito de pedra mui antigo” e já foi descrita como uma figura de uma ursa, um hipopótamo ou um elefante, como nos descreve o autor Pinho Leal em 1875, contudo ficou popularmente conhecida com Porca de Murça, apesar de a figura representar um macho:

“No meio da praça da villa, e em frente da camara, se vê um môno de pedra, que tanto póde ser um porco, como um urso, hipopotamo ou elefante. É a porca de Murça. Segundo a lenda, era no século VIII, esta povoação e seu termo, assolados por grande quantidade de ursos e javalis. Os senhores da villa, secundados pelo povo, tantas montarias fizeram, que extinguiram tão damninhas féras ou as escorraçaram para muito longe. Mas, entre esta multidão de quadrupedes, havia uma porca (outros dizem uma ursa) que se tinha tornado o terror dos povos, pela sua monstruosa corpolencia, pela sua ferocidade, e por ser tão matreira, que nunca podia ter sido morta pelos caçadores. Em 757, o senhor de Murça, cavalleiro de grandes forças e não menor coragem decediu matar a porca, e taes manhas empregou que o conseguiu; libertando a terra de tão incommodo hóspede. Em memória d’esta façanha, se construiu o tal monumento, alcunhado a porca de Murça, e os habitantes da terra se comprometeram, por si e seus successores, a darem ao senhor, em reconhecimento de tão grande benefício, para elle e seus herdeiros, até ao fim do mundo, cada fogo 3 arrateis de cêra, annualmente, sendo pago este fôro mesmo junto à porca” (Leal, 1875: 591). 


Mas qual o seu significado? 
Provavelmente seria uma escultura relacionada com um culto da fertilidade dos povos pré-romanos, ou de proteção do clã ou poderia estar ligada aos cultos funerários:

"Berrão em pedra, considerado pelos estudiosos como estátua votiva e o que leva a admitir a existência de um culto zoolátrico, onde determinados animais eram sagrados, mas a que foi feita a atribuição errada de fémea imortalizando-se com a designação de Porca de Murça." - Património Cultural

Pode ser vista na Praça 31 de Janeiro, em Murça, Vila Real. 

Comentários

Mensagens populares