(Santuário Pagão) Santuário Rupestre de Campelo

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

O Santuário Rupestre de Campelo fica localizado no Monte da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, Vila Real.

(Imagem: PDF "O Santuário rupestre de Campelo, Mondim de Basto" de António Pereira Dinis - 2011) 

Poderá estar ligado ao Castro Castroeiro e se assim for este local sítio assumido o papel de santuário desenvolvendo-se aí atividades de foro ritual e simbólico de agradecimento às forças da Natureza, ao Sol, à Lua e aos próprios Deuses. 

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

Infelizmente encontrar este santuário é bastante complicado, não tem placas com sinalização e após passar um dia no local à procura do Santuário simplesmente não o encontrei. O mais provável é que, infelizmente, se encontre em propriedade privada de uma pedreira. 

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

Ainda passei na Câmara Municipal de Mondim de Basto, mas nem me souberam dizer onde o encontrar, nem sabiam que santuário me estava a referir, contudo como podem comprovar no site deles fazem referência a ele e todas as fotografias que estou a usar nesta publicação são desse site.

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

O Santuário é dividido em três afloramentos de granito:
"O primeiro destacado na envolvente devido às suas grandes dimensões, possui uma superfície bastante irregular, marcada por relevos, fendas e ângulos, gravado por picotagem e abrasão, com uma organização compositiva muito complexa, integrando círculos concêntricos, reticulados e paletes, entre outros, entendendo-se, praticamente, por toda a face superior e integrando as irregularidades da rocha na própria configuração das gravuras.
O segundo, atualmente desaparecido, distava do primeiro cerca de 20 metros para NNO. De pequenas dimensões e pouco saliente no terreno, tinha um único motivo gravado, constituído por várias circunferências concêntricas, como “fossete” central e haste ondeada.
O terceiro, junto do primeiro, possui gravadas diversas paletes quadrangulares e covinhas." - Site S. Cristóvão de Mondim de Basto

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

"A rocha principal do Santuário Rupestre de Campelo esteve quase a ser desfeita em placas de granito. Junto às figuras gravadas há dois furos que terão sido abertos para dinamitar todo o bloco. Uma versão sugere que o dono da pedreira, ao ver as gravuras, terá mandado suspender o rebentamento." - Jornal Público

Não há muitas informações sobre este santuário, nem o seu estado de conservação em 2023.

(Fotografia: Site S. Cristóvão de Mondim de Basto) 

Comentários

Mensagens populares