(Livro) El Culto de Mitra en Hispania de Jaime Alvar


    O livro "El Culto de Mitra en Hispania" do autor Jaime Alvar* foi publicado pela Editorial Dykinson em Espanha em 2019.
Este livro fala dos cultos existentes na Península Ibérica ao deus iraniano Mitra:

"Mitra é um deus de origem iraniana que passa por uma verdadeira metamorfose entre o final do período helenístico e o Império Romano. Jaime Alvar faz neste livro um estudo exaustivo das condições em que se dá a sua introdução na Hispânia, em finais do século I d.C., num momento surpreendentemente prematuro em relação a outras regiões do Ocidente latino. Ele está interessado nas circunstâncias da sua recepção e normalização nas áreas urbanas das províncias hispânicas; ele atende às características sociais e económicas dos seus seguidores e analisa os motivos do seu desaparecimento em período igualmente precoce, o que lhe permite desmentir a assumida ideia de que Mitra foi derrotado por Cristo, pelo menos não na Hispânia. Todas essas preocupações são resolvidas neste estudo no quadro das mais avançadas correntes de interpretação dos fenómenos religiosos no mundo antigo. Para subsidiar o seu estudo, Alvar oferece um catálogo da "mithriaca", ou seja, todos os testemunhos disponíveis sobre o culto de Mitra na Hispânia. É o catálogo mais completo e documentado de tudo o que já foi produzido sobre o tema, o que garante que será uma obra de referência por muito tempo."

    O livro está dividido em 3 partes, sendo a primeira sobre o estudo histórico deste deus, o seu culto e a sua introdução na Hispania e a segunda e terceira parte sobre os objetos que foram encontrados na Hispânia (Península Ibérica) relacionados com esta divindade.
    Assim sendo, no primeira parte temos sobre esta divindade, com um mapa (de José Carlos López Gómez) ilustrativo dos locais de culto onde se encontraram mitreus, altares e esculturas, temos as origens do deus Mitra, o processo de introdução desta divindade em Tarraconense/Hispânia e o seu culto nas várias localidades da Hispânia, como por exemplo Mérida (Espanha). 
    Na segunda parte temos um catálogo de objetos e locais relacionados a este deus na Península Ibérica dividido por Lusitânia, Baetica (Bética) e Tarraconense. Alguns dos objetos descritos são Mitreu da Rua Espronceda (Espanha), a Ara de Emerita (Espanha), as Rebarbas dos olhos de Mitras (Espanha), o fragmento de Tríptico Tróia (Portugal) e o mitreu em Lugo (Espanha).
    Por fim, temos uma lista de objetos que já foram considerados relacionados a esta divindade por alguns historiadores, mas que ainda não há certezas sobre se pertenceriam a ele ou a outras divindades, como é o caso da estátua de Cautes de Boppard (Espanha), um cipó grande com inscrição em Sintra (Portugal), uma inscrição rupreste dedicada ao deus Sol (Espanha) e uma Ara dedicada aos deuses Júpiter e Sol (Espanha).
    Podem comprar em Portugal o livro físico através da Amazon aqui, ou através da Editorial Dykinson aqui

*Jaime Alvar é Professor de História Antiga na Universidade Carlos III de Madrid, onde dirige o Instituto de Historiografia "Julio Caro Baroja" e a revista ARYS (Antiguidade: Religiões e Sociedades), dedicada a uma das suas especialidades, as religiões antigas, e particularmente o politeísmo romano. Ele também tem inúmeras publicações dedicadas a Tartesus. É Membro Correspondente da Royal Academy of History e do Instituto Arqueológico Alemão de Berlim.

Comentários

Mensagens populares