(Santuário Pagão) Fonte do Ídolo

Este monumento do século I, conhecido como Fonte do Ídolo, está localizado na Rua do Raio em Braga. Considerado Monumento Nacional desde 1910, pode ser visitado de segunda a domingo, com o valor de entrada de 2€.
Este santuário Rupestre, da época de Bracara Augusta, é também conhecido como Quintal do Ídolo, Ídolo dos Granginhos ou Idro. 
Terá sido mandado contruir por Celicus Fronto e é associado ao culto das água. 

"O primeiro conjunto escultórico localiza-se do lado esquerdo do afloramento e caracteriza-se pela presença de uma figura de pé, envergando uma toga e com a face bastante erodida. Segura na mão o que tem sido interpretado como um vaso ou uma Cornucópia. Esta figura encontra-se num avançado estado de degradação, o que impossibilita averiguar se é feminina ou masculina" - Património Cultural
Tendo esta inscrição:

[CEL]/ICVS FRONTO
ARCOBRIGENSiS
AMBIMOGIDVS
FECIT

Tradução: Celicus Fronto, natural de Arcobriga, Ambimogido, fez esta obra. 


"No segundo conjunto, do lado direito, encontra-se uma edícula, com 50cm de largura por 60cm de comprimento, com um busto, de traços masculinos, no seu interior. Este elemento é encimado por um frontão, no qual estão representados uma pomba e um martelo. Na sua base encontra-se a nascente da fonte que corre por um sulco escavado no chão, para fora do tanque." - Património Cultural 

Encontram-se ainda as seguintes inscrições associadas a esta escultura (por cima do ombro: CELIUS/FECIT; do lado esquerdo da edícula: TONGOE/ NABIAGOI; na base: FRONT).


Para o autor José Leite de Vasconcelos a divindade representada será o deus Tongonabiagus. O arqueólogo Carlos Teixeira associa a representação à Deusa lusitana Nabia. E para o autor António Rodríguez Colmero a figura de pé representa a Deusa Nabia e a figura na edícula representa o Deus Tongonabiagus. 
Já para o autor Francisco Russell Cortez a divindade aqui representada poderia ser o deus grego Asclépio (Asklepivs) ou a deusa Nabia, como demonstra no seu livro "A Fonte do Ídolo e o culto de Asklepivs em Bracara Augusta" de 1952.

Perto da Fonte do Ídolo foi encontrada uma Ara dedicada à deusa Nabia, que se encontra no Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga.

Comentários

Mensagens populares