(Wicca) Os Deuses da Natureza


    Tudo na Natureza é vida e consequentemente mágica. Mas para que ela aconteça permanentemente existem, segundo a Wicca, o Deus e a Deusa, que cuidam de tudo e de todos. Saibam um pouco sobre o Rei de Carvalho, um dos muitos nomes do Deus e sobre a Deusa, Energia Universal Geradora.

    Os rituais pagãos são ancestrais e perdem-se nas brumas do tempo. Mas é fundamental recordar a importância do papel do Deus e da Deusa, na religião Wicca.
    São eles os guardiões da Natureza e dos tesouros da Terra. O Deus, por vezes chamado de Deus com Chifres, é o grande caçador, o senhor e guardião dos animais e da floresta. Ele é uma divindade Tríplice (O Cornífero, O Homem Verde e o Ancião) e efectua um papel importante como consorte da Deusa. Possui vários nomes, mas é comumente conhecido como o Cernnunnos ou Green Man. Nas várias épocas do Ano (durante os Sabbats) ele é visto como o Rei de Carvalho e como o Rei de Azevinho. Em outras ocasiões é visto como o Deus do Sol, onde ele é venerado no Sabbat de Lughnasadh (Lammas). O Deus também representa o sexo e é o impulso da vida. E é também o senhor do subsolo e Guardião das Almas.

O Deus...
    Na maioria dos mitos o Deus nasce da Deusa depois torna-se o seu consorte (marido), trazendo à tona a fertilidade, vive em harmonia com ela e depois morre seguindo o ciclo da Vida, morte e renascimento.
    Os símbolos normalmente utilizados para representar ou cultuar o Deus incluem a espada, chifres, a lança, a vela, a flecha, o bastão mágico, o tridente, o punhal, faca ou athame, foice, falos, sementes e grãos maduros, as cores são o dourado, castanho, azul, verde e amarelo, e os animais como o veado ou as cobras.
    Os principais Sabbats ligados ao Deus são o Yule, que marca o nascimento da Criança da Promessa, Ostara onde o Deus torna-se um jovem que está a atingir a sua maturidade e Samhain que representa a morte do Deus.

Exemplos de Deuses cultuados
Cernunnos, Green Man, Dionísio, Gwyn ap Nudd, Endovélico, Reve, Thor, Odin, Anúbis, Shiva, Horús, Ares, Poseidon, Osíris, Ganesha, Zeus, Frey, Dagda, entre outros.

Fala o Deus
"Sou o radiante Rei dos Céus, inundando a Terra com calor e estimulando a semente oculta da criação a manifestar-se. Ergo a minha lança brilhante para iluminar as vidas de todos os seres e, diariamente, despejar o meu ouro sobre a Terra, afugentando as forças das trevas. Sou o mestre dos animais selvagens e livres. Corro com o ágil alce e pairo como o falcão sagrado conta o céu cintilante. Os antigos bosques e lugares silvestres emanam os meus poderes e as aves do ar cantam a minha santidade. Sou também a última colheita, oferecendo os meus grãos e frutos à foice do tempo para que todos se possam alimentar. Pois sem plantio não há colheita; sem Inverno, não há Primavera. Cultue-me como o Sol da Criação de milhares de nomes, o espírito do veado chifrudo na floresta, a colheita infinita. Veja no ciclo anula de festivais o meu nascimento, morte e renascimento - e saiba que este é o destino de toda a criação. Sou a centelha de vida, o Sol radiante, aquele que traz paz e descanso, e envio os meus raios de bênçãos para aquecer os corações e fortalecer as mentes de todos." (A Verdade sobre a Bruxaria Moderna - Scott Cunningham) 

O Poder da Deusa
A Deusa é fértil, é a mãe de todas as coisas, representa a Energia Universal Geradora, o útero e o sexo não são vistos como algo impuro ou errado, como no Cristianismo.
A Deusa é especialmente ligada aos mistérios da Lua, às estrelas, ao mar, aos mistérios da Intuição, da Noite e da Escuridão. É muitas vezes vista como tendo um aspecto triplo: donzela, mãe e anciã, que simbolizam as Luas Crescente, Cheia e Minguante.
A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação na mulher, e é também a essência feminina presente em todos os homens, tão reprimida pela cultura patriarcal! A Deusa também simboliza a morte, necessária ao renascimento. Ela é o principio feminino constante e eterno.
Ela é a mãe e amante do Deus, pois dá à luz o Deus, que acaba por crescer, e com quem faz amor e de quem acaba por engravidar. O Deus morre e nasce de novo dela.

    Símbolos que são utilizados no Paganismo para honrá-la: o caldeirão, o cálice, o machado, flores, o espelho, colares, conchas do mar, pérolas, prata, esmeralda, o coelho, o urso, a coruja, o gato, o cão, o morcego, o ganso, a vaca, o golfinho, o leão, o cavalo, a corruíra, o escorpião, a aranha e a abelha e a Lua. Todos são sagrados à Deusa!

Exemplos de Deusas cultuadas
Morrighan, Hécate, Elen dos Caminhos, Drusuna, Ataegina, Trebaruna, Freya, Hathor, Bastet, Diana, Ártemis, Ceres, Gaia, Bhairavi, Kali, Brigid, Yemanjá, Sedna, Una, Ísis, Deméter, Perséfone, Kuan In, entre outras.

Fala a Deusa
"Eu sou a Grande Mãe, cultuada por toda a criação e pré-existente à sua consciência. Sou a força feminina primitiva, ilimitada e eterna. Sou a casta Deusa da Lua, a Senhora de toda a Magia. Os ventos e as folhas cantam o meu nome. Uso a Lua Crescente na minha fronte, e os meus pés apoiam-se nos céus estrelados. Sou o campo intocado pelo arado. Alegre-se em mim e conheça a plenitude da juventude. Sou a Mãe abençoada, a grandiosa Dama da Colheita. Trajo a profunda e refrescante maravilha da Terra e o dourado dos campos carregados de grãos. Através de mim, as fases da Terra são controladas; tudo frutifica de acordo com a minha estação. Sou o refúgio e a cura. Sou a Mãe que gera a vida, maravilhosamente fértil. Cultue-me como a Anciã, guardiã do inquebrável ciclo da morte e de renascimento. Sou a roda, a sombra da Lua. Governo as marés de mulheres e de homens e dou liberdade e renovação aos espíritos cansados. Se as trevas da morte são os meus domínios, a alegria do nascimento é o meu presente. Sou a Deusa da Lua, da Terra e dos Mares. Muitos são os meus nomes e poderes. Despejo magia e poder, na paz e sabedoria. Sou a eterna Donzela, a Mãe de tudo e a Anciã das trevas, e envio-lhe as minhas bênçãos de amor sem limites." (A Verdade sobre a Bruxaria Moderna - Scott Cunningham) 

Comentários

Mensagens populares