(Wicca) A Iniciação


No Paganismo, nomeadamente a Wicca, tal como qualquer processo mágico, tem as suas regras. Já aqui falamos muito dos tempos de celebração, mas e a Iniciação? Como tudo começa?

    Iniciação é o nome dado a um processo mágico-religioso que transforma o dedicante em Sacerdote, ou seja, com a iniciação ele que antes era um estudante agora passa a ser um sacerdote da Religião.
Para ser iniciado existem duas formas: ou Solitariamente através de uma Auto-Iniciação ou por um círculo de pessoas, através de uma Iniciação formal. A Auto-Iniciação corresponde a um ritual feito pelo dedicante solitário que já pratica e vivência à Religião à pelo menos um ano e um dia, e que deseja fazer um compromisso perante os Deuses. Já a Iniciação formal é adquirida através de aceitação e convivência dentro de um círculo de pagãos (coven).
A Iniciação, ao contrário da dedicação, é um passo muito sério, pois é visto que após uma iniciação, as suas necessidades serão atendidas quase antes de serem expressas, a adivinhação torna-se quase uma segunda natureza.
Além disso, o candidato à Iniciação precisa estar consciente de que o processo iniciático, segundo a Wicca, não cessa após a Iniciação, mas sim, perdura para o resto dos seus dias desta vida e das próximas. Isso significa que após a Iniciação, o principiante deverá continuar os seus estudos, práticas, etc.

Iniciação e Dedicação
A Iniciação tem o objetivo de fazer com que o iniciado olhe para dentro de si e comece a perceber a abertura do seu interior. A Iniciação, quando feita de forma consciente, é capaz de despertar no iniciado novas faculdades como: telepatia, clarividência e /ou desenvolver habilidades já existentes e conhecidas, porém, não exploradas, ou ainda, despertar as existentes, porém adormecidas.
Antes de se iniciar pense bem se realmente pretende dedicar a sua vida aos Deuses.
A dedicação é a fase que antecede à Iniciação e ao Sacerdócio, assim, é o período de estudos que serve para aquelas pessoas que desejam tornar-se Sacerdotisas ou Sacerdotes no paganismo.
O período de dedicação ocorre quando o dedicante passa por um ritual onde se compromete com os Deuses e em estudar e praticara Antiga Religião.
Esse período dura um ano e um dia, onde o dedicante aprofunda-se nos mistérios dos Deuses, nos estudos, projeções da sombra, desconstruções conceituais, diversos estudos relacionados à magia, à bruxaria e à sua prática.

Compromisso com a Natureza
É nesta altura que irá começar a escrever o seu "Livro das Sombras", celebrar os Sabbats e Esbbats e fazer pequenos rituais e feitiços mais simples. Após o dedicante estudar um ano e passar por uma Roda do Ano sucessiva de ritos e festejos, ocorre a noite sombria onde ele passa por um período de reflexão e analise. É chegada então a hora do mesmo escolher se se inicia ou não na Antiga Religião. Se for da sua vontade ser iniciado nos mistérios da Arte irá ser iniciado no dia seguinte à noite sombria.
O período de dedicação é um período muito difícil onde nos deparamos com o nosso lado mais oculto e sombrio.
Concluído este período (perante avaliação de outro sacerdote ou autoavaliação), o dedicado está apto para exercer o Sacerdócio, ou não, conforme for a sua escolha.

Comentários

Mensagens populares