(Wicca) Esbbats - Lua cheia...de rituais


    A Lua em todas as suas fases mexe com o planeta, com os animais, os Homens e as marés. Ao longo dos séculos foram-se criando rituais em torno da Lua. No Paganismo, usar a energia da Lua em todas as suas vertentes dá pelo nome de Esbatts. Descubra como tudo funciona.

    Os praticantes do paganismo realizam rituais em honra à Deusa, nas suas faces de Donzela, Mãe e Anciã, nas noite de Lua Cheia. Esses rituais são normalmente denominados Esbbats. Apesar de ser normalmente realizado na Lua Cheia, alguns pagãos, também o fazem na Lua Crescente, na Lua Minguante, Lua Nova e na Lua Negra (lua que ocorre 3 dias antes da Lua Nova). Durante o mês é comum termos uma Lua Cheia, mas há casos que acontecem de termos a 2ª Lua Cheia num mesmo mês. Esse fenómeno é chamado de Lua Azul e esta lua tem 2 vezes mais poder e energia que uma Lua Cheia normal.
    Os Esbbats são celebrações onde se acredita que a Deusa manifesta-se na Suma Sacerdotisa através do ritual "Drowing Down The Moon", e através dela revela a sua sabedoria.
    O Esbbat é um momento de grande poder Lunar. É recomendado que se faça o Esbbat no dia em que a Lua entra pois é quando ela está mais forte, porém pode ser realizado um dia depois.
    Segue em baixo uma pequena lista de dicas para os seus pedidos durante o Esbbat durante cada uma das Luas:

Esbbat na Lua Cheia
Excelente para prosperidade, assuntos do coração, maternidade, plenitude, criação, geração, agradecimentos, pode estabelecer conexões com os seres elementais, guias espirituais, guardiões e Deuses. Esta Lua serve para estabelecer conexão com a face da Mãe da Deusa.

Esbbat na Lua Minguante
Excelente para limpezas, banimentos e purificações. Esta Lua serve para estabelecer conexão com a face Anciã da Deusa.

Esbbat na Lua Nova
Boa para semear algo, dar inicio a um projeto, um trabalho, uma dieta, etc.

Esbbat na Lua Negra
Esta fase é boa para lidar com a nossa sombra, a nossa parte mais escura da nossa personalidade, trabalhar a nossa espiritualidade e trabalhar com oráculos.

Esbbat na Lua Crescente
Esta fase é boa para evoluir uma ideia, um trabalho, um projeto, também serve para estabelecer conexões com novos guardiões e com a face Donzela da Deusa.

Tabela de Correspondência dos nomes dados à Lua Cheia no Hemisfério Norte:
  • Janeiro - Lua Fria
  • Fevereiro - Lua Viva
  • Março - Lua da Tempestade
  • Abril - Lua dos Ventos
  • Maio - Lua das Flores
  • Junho - Lua do Sol Forte
  • Julho - Lua das Bênçãos
  • Agosto - Lua do Milho
  • Setembro - Lua da Colheita
  • Outubro - Lua do Sangue
  • Novembro - Lua do Luto
  • Dezembro - Lua das Noites Longas
O Ritual "Drowing Down The Moon"
    Sente-se com a coluna reta. Imagine que uma grande Lua Cheia está sobre a sua cabeça e invade todo o seu corpo. Mantenha essa visualização de olhos fechados por alguns minutos. Depois, se estiver num espaço aberto, olhe para a Lua. Se estiver num espaço fechado, abra os olhos e relaxe por alguns instantes. Este ritual é feito somente por mulheres. Para o homem, é mais comum imaginar ou fazer incidir o reflexo da Lua num espelho, para depois imaginar que a sua luz entra pelo Chakra Fontal (espaço entre as sobrancelhas).

Comentários

Mensagens populares