Os Ciclos férteis da Mulher e da Terra

Desde sempre que a mulher menstruar é assunto tabu. Mas a verdade é que o ciclo mensal feminino é muito mais do que uma reacção corporal. Em tempos e sobretudo no Paganismo o sangue Menstrual está relacionado com a Terra e a fertilidade.

"O ato de alimentar a Terra com o próprio sangue menstrual é uma prática muito antiga, utilizada pelas culturas ancestrais da Deusa como uma oferenda capaz de abençoar e nutrir toda a vida. Nas culturas baseadas na Terra, era a Mulher quem conferia fertilidade ao solo, deixando o seu sangue menstrual fluir em direcção ao chão, enquanto caminhava nua pelos campos arados e bosques.

O ato de voltar a oferecer o sangue à Terra é uma poderosa ferramenta mágica capaz de despertar o poder interior da Mulher e reconectá-la com a força da sua ancestralidade feminina e da sua natureza. Quando a Mulher presenteia a Terra com o seu sangue - a sua energia vital -, a Terra retribui este ato com bênçãos ilimitadas devolvendo à Mulher a sua dignidade, força e poder, despertando paulatinamente a Bruxa que reside no seu interior." by Claudiney Prieto em "Ritos de Passagem".

Ritos de Passagem
Para o padrão de pensamento moderno e os seus valores não é "apropriado" que as Mulheres saiam por aí nuas para entregarem o seu sangue à Terra e poucos são os lugares isolados da Natureza onde isso possa ser feito com segurança e tranquilidade. Assim sendo, este antigo ritual toma uma nova forma com o uso do Vaso Menstrual.

O Vaso Menstrual torna-se então num utensílio utilizado para a celebração dos Mistérios do Sangue. Ele é um pequeno vaso de barro com tampa que será usado durante a vida da Mulher para servir de receptáculo da sua oferenda mensal à Terra. Ele é na realidade um acessório auxiliar moderno para que a Mulher continue a doar o seu sangue para a Terra, adaptando tal preceito à modernidade. Nele a Mulher dissolve em água o sangue menstrual recolhido no penso (de pano) ou copo menstrual.

Esta água deverá ser posteriormente despejada aos pés de uma planta ou árvore na Natureza, ou em uma planta em casa, para que assim a Terra seja novamente nutrida e possa ser curada, abençoando a todos com a sua cura.

Durante os meses que antecedem a primeira menstruação de uma rapariga, tradicionalmente, ela e a sua mãe, decoram um vaso de barro com símbolos ligados à Deusa e à fertilidade. Isto é uma forma de personalizar o vaso e também conferir-lhe mais poder mágico.

Alguns símbolos apropriados para a decoração do vaso podem ser:
  • Triskle;
  • Ankh;
  • Ouroboros;
  • Yoni / Vulva;
  • Triluna;
  • Triqueta;
  • Espiral;
  • Vesica Piscis;
  • Espelho de Afrodite;
  • Berkana;
  • Crescente Lunar.
Não só estes como quaisquer outros símbolos apropriados, podem ser utilizados na decoração do Vaso Menstrual. O importante é deixar a criatividade falar mais alto, para que a decoração do Vaso se torne única, especial. Ele é somente um entre os muitos artefactos utilizados pela Mulher para celebrar o seu ciclo menstrual, que pode incluir o uso de um colar (com um dos símbolos descritos em cima) e um altar menstrual, além de meditações e harmonizações com o seu ventre. Vaporizações do Útero também podem ajudar na reconecção com o seu ciclo menstrual.

Comentários

Mensagens populares