Anta da Fonte Coberta


A Anta da Fonte Coberta é um dos mais importantes dólmens do Norte de Portugal e está localizada em Vila Chã, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.


O megalito enquadra-se no período do Neolítico, pertencendo ao grupo dos denominados "dólmens de vestíbulo" ou "dólmens de corredor", arquitectura pouco comum no Norte de Portugal e Galiza, mas muito semelhante à monumentos do Sul de Portugal.
Com orientação nascente, o acesso ao interior do sepulcro era feito através da passagem do átrio e do corredor intratumular, posteriormente selados com a deposição de pedras e terras formando uma protecção e carapaça pétrea, designada de mamoa ou "tumulus".


As manifestações artísticas do Neolítico estão presentes na Anta da Fonte Coberta, através dos motivos pintados a vermelho (a 1,60 m do pavimento) e gravuras, constituídas por covinhas e sulcos, presentes em esteios (lado externo) e na laje de cobertura. Infelizmente como se pode verificar pela fotografia a pintura praticamente desapareceu. 

Comentários

Mensagens populares