The Witches' Well e as Acusações de Bruxaria em Edimburgo


Esta fonte, localizada na frente do Castelo de Edimburgo, no início da Royal Mile, é uma homenagem a todos os escoceses condenados por Bruxaria entre 1500 e 1600. Foi construído em 1894.
A fonte tem uma placa anexada a ele que diz: “Esta fonte, projetada por John Duncan, fica perto do local em que muitas bruxas foram queimadas na fogueira.  A cabeça perversa e a cabeça serena significam que alguns usaram o seu conhecimento excepcional para propósitos malignos, enquanto outros foram mal-entendidos e desejavam a sua espécie apenas o bem.  A serpente tem o duplo significado do mal e da sabedoria.  O spray de dedaleira enfatiza ainda mais o duplo propósito de muitos objetos comuns”.


Infelizmente, segundo vários registos, foi em Edimburgo que houve mais pessoas a serem condenadas e mortas por acusação de bruxaria. Superando de longe as condenações em Salem, apesar de estas serem mais famosas.


As condenadas (grande parte eram mulheres) após serem acusadas e torturadas eram afogadas no lago que já não existe e agora é o Princess Street Gardens (a bruxa acusada teria os dedos dos pés e polegares presos antes de ser atada a um banquinho e mergulhada no lago, se viesse a cima era vista como uma bruxa e portanto teria de ser queimada, se não flutuasse era inocente - mas estaria morta). 
Caso fossem queimadas, era feita uma grande fogueira em frente do Castelo (hoje no local onde seria colocada a fogueira existe um pub e hotel chamado The Witchery by The Castle). 

Comentários

Mensagens populares