(Santuário Pagão) Santuário Rupestre de Lamelas


    O Santuário Rupestre de Lamelas  é um sítio arqueológico situado em Ribeira de Pena, Vila Real. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1986.


    Este santuário é constituído por um afloramento granítico de grandes dimensões cuja parte superior se encontra coberto de gravuras rupestres, designadamente de figuras geométricas simples e compostas como estrelas, círculos concêntricos, linhas e outras formas geométricas. E estas gravuras rupestres terão sido gravadas desde o Neolítico, há cerca de 5000 anos, com significado místico e religioso.


"Trata-se de uma eira de grande extensão, localizada numa clareira aplanada do pinhal de Lamelas, totalmente coberta de símbolos gravados na pedra. Estes símbolos (cruzes, formas geométricas simples e compostas, linhas e covinhas) dão um significado religioso e místico a este local desde a Antiguidade. Terão sido gravados em épocas diferentes desde o Neolítico (que nesta região terá começado há cerca de 5.000 anos), altura em que o Homem começa a praticar a agricultura e possui uma religião relacionada com a fecundidade e a produção agrícola. Os símbolos remetem-nos para o culto do sol e das estrelas, revelando, assim, um local de culto que seria usado para as festividades agrárias anteriores ao cristianismo. Dada a sua extensão, é provável que tenha sido uma espécie de santuário onde sazonalmente ocorriam os povos da região, suspeita que levou Manuel Martins a baptizar o local como “Santuário Rupestre” na sua publicação sobre este sítio*. A comprovar a sua função de culto estão também algumas covas abertas nas rochas que circundam o local (possivelmente utilizadas para suportar traves de madeira) e uma grande fossa oval (elemento comum utilizado nos rituais religiosos). Há ainda a notícia de mais rochas gravadas na zona que se terão perdido.
Há também quem veja nestes símbolos uma primeira forma de escrita dos povos desta região da Europa, que utilizavam a pedra como suporte." - Terras de Pena**


"A tradição popular atribui a este local a lenda comum de possuir um tesouro escondido, que pode ser revelado através do brilho de uma jóia sob a luz do sol. Outra lenda possui um ritual que ainda há poucas décadas era praticado por alguns aventureiros. De acordo com a tradição, em determinada fase da lua era possível colocar a descoberto um tesouro (composto por uma grade, um arado e um timão em ouro) durante a noite, através da leitura no local do livro de São Cipriano. Se o leitor não revelasse medo, em determinada parte da leitura surgiria um animal (boi, cavalo, bode…) que indicaria o local onde este se encontrava escondido. Mas se a leitura fosse interrompida o leitor desaparecia o que, na dúvida, levou muitos a passarem a noite ao relento em empenhada leitura com medo de não voltarem de tão ousada demanda." - Terras de Pena**


*MARTINS, Manuel José Carvalho, O Santuário Rupestre de Lamelas, Ribeira de Pena, Câmara Municipal, 1981.

**Artigo publicado no Jornal Ecos da Ribeira nº 175, de 30/4/2010.

Comentários

Mensagens populares