(Livro) A Deusa do Jardim das Hespérides de Luiza Frazão


    O livro "A Deusa do Jardim das Hespérides" da autora Luiza Frazão* é publicado pela Editora Zéfiro em Portugal. A minha edição é anterior á publicação da editora, é de quando a autora o publicava independente. 
O livro está dividido em  5 capítulos sendo que cada capítulo é dividido em vários subcapítulos. Lembrando que este livro representa mais a visão da autora e da sua tradição, e não tanto de factos históricos, onde a autora vai descrever questões sobre as Deusas em Portugal, onde as encontrar, a Roda do Ano de Cale e sobre o trabalho de sacerdotisa da autora, como se pode ler na sinopse:

"Durante milénios a Deusa foi cultuada pela humanidade e a lembrança desse tempo permanece na nossa memória colectiva como a Idade de Ouro. Nela prosperaram sociedades centradas na Mãe –pacíficas, igualitárias, sustentáveis, regidas pelo princípio do prazer –, paraísos que com a alteração do paradigma social mudaram de dimensão, estando agora encantados, encobertos por brumas, inclusos. Ao nível do nosso território, essa dimensão é conhecida como o Jardim das Hespérides – o nome das antigas Sacerdotisas da Deusa da Hespéria, Ibéria. À semelhança da Ilha de Avalon, Nove Irmãs sustêm a sua energia, com Quitéria no centro, tal como Morgana é central em Avalon.
Neste livro Luiza Frazão apresenta o resultado de vários anos de investigação sobre a tradição da Deusa no nosso território. Desse trabalho resultou a criação de uma Roda do Ano de Cale – Deusa que deu o nome a Portugal. Aqui ficamos a conhecê-La com a energia própria de cada momento e as correspondentes faces da Deusa, assim como as Hespérides, os animais totémicos e as criaturas mitológicas, as árvores sagradas, lugares de poder e as tradições com que celebramos cada uma das oito festividades que marcam o ano da Deusa."

    Logo de inicio temos uma introdução da autora que fala sobre a sua estadia em Glastonbury e o propósito da escrita deste livro.
Em seguida, nos dois primeiros capítulos, temos assuntos sobre a antiga cultura da Deusa e onde encontrar essa cultura em Portugal, onde encontramos, por exemplo, "As Mulheres como Criadoras de Civilização", "O Tempo Cíclico da Deusa", "E em Portugal, onde está a Deusa?", "Grupo de Nove Musas", "As Nove Hespérides" e "Consciências Estelares".
Depois, temos um capítulo, que aborda a Roda do Ano, na perpetiva da autora e adaptada para Portugal, onde fala sobre Samhain, Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas e Mabon, e onde em cada um dos Sabbats temos sobre a energia do momento, a face de Cale presente, as faces da Deusa daquele Sabbat (por exemplo: Atégina, Dana, Brígida e Caria), a hespéride presente (por exemplo: Eufémia, Genivera, Marciana, Marinha e Vitória) e como celebrar esse Sabbat. Também encontramos assuntos como a Tenda Vermelha, o Corpo da Deusa, os Vários tipo de Fogo e a nossa História Familiar. Temos ainda sobre a Deusa Cale, Ibéria, Ophiusa e Quitéria.
Por fim, temos sobre o trabalho de uma sacerdotisa, como acordar a sacerdotisa dentro de nós, sobre o Templo da Deusa Cale do Jardim das Hespérides (criado pela autora) e sobre a formação de Sacerdotisas e Sacerdotes de Cale que a autora fornece.
Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na editora Zéfiro aqui. No Brasil penso que podem comprar na Wook aqui, penso que enviam para o Brasil e outras partes do mundo.

Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.

*Luiza Frazão nasceu nos anos 50 em Portugal, tendo vivido alguns anos em Angola e em França durante a infância e juventude. Fez dois anos de Estudos no Instituto de Estudos Sociais da Universidade Católica de Paris e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de lisboa. Foi professora do ensino secundário durante largos anos.
Em 1998, entretanto, iniciou o seu percurso espiritual pelo estudo da astrologia no Quiron – Centro Português de Astrologia, fundado em Lisboa pela astróloga Maria Flávia de Monsaraz. Em 2004 tornou-se professora do Método Louise Hay de Desenvolvimento Pessoal. Estudou Constelações Familiares com Paula Matos e Jacob Schneider, e possui o nível Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Internacional de PNL. Frequentou outras formações na área do Desenvolvimento Pessoal e Espiritual com Neal Donald Walsh, Patricia Crane, Rick Nichols, Nuno Michaels, Sondra Ray, Zulma Reyo, entre várias/os outras/os.
Encontrou a Deusa através da obra da psicóloga junguiana Jean Shinoda Bolen e, em 2009, realizou a sua primeira viagem a Glastonbury, no Reino Unido, onde descobriu o Templo da Deusa, bem como a Conferência a Ela dedicada, que anualmente aí tem lugar. Profundamente tocada pela energia do lugar e pelos objetivos do Movimento da Deusa, iniciou em 2011 a formação de Sacerdotisa de Avalon, tendo feito os seus votos de dedicação à Senhora de Avalon em 2014 e posteriormente à Deusa Rhiannon em 2015.
Pesquisadora do Sagrado Feminino, reivindica para Portugal e para a Península Ibérica a dimensão mítica do Jardim das Hespérides, para a qual criou a Roda do Ano da Deusa Cale, Deusa central de Portugal, bem como o treino de Sacerdotisas e de Sacerdotes desta mesma tradição.
Viveu entre 2013 e 2015 em Glastonbury e tem vindo a participar regularmente na Goddess Conference desde 2014. Dinamiza cursos, oficinas e comunicações inspiradas na Deusa e dedica-se apaixonadamente às suas funções de Sacerdotisa e Cerimonialista.

Comentários

Mensagens populares