(Livro) Ritos e Mistérios Secretos do Wicca de Gilberto de Lascariz


    O livro "Ritos e Mistérios Secretos do Wicca" do autor Gilberto De Lascariz* foi publicado pela Editora Zéfiro em Portugal em 2008.
    O livro está dividido em 17 capítulos e 5 apêndices onde o autor aborda vários conceitos da Wicca, mais da perspetiva de como o autor a vê e a ritualiza:

"Este é o primeiro livro alguma vez escrito ao longo da história da literatura oculta em que se enfatiza uma abordagem exclusivamente esotérica e iniciática do Wicca, sem facilitismos nem concessões new age.
Este livro não é apenas um genuíno instrumento esotérico de transformação da alma em sintonia com os Deuses e os Paradigmas Iniciáticos do Wicca mas, também, um livro gerador de uma verdadeira Gnose Pagã.
Aqui são revelados muitos dos segredos iniciáticos presentes em cerimónias wiccan que estavam até agora sepultados no segredo de alguns Iniciados e no esquecimento dos próprios coventículos.
Esta obra é, também, a primeira tentativa de provocar um tour de force no discurso literário wiccan a nível mundial, rejeitando os referentes new age e o psicologismo selvagem para celebrar uma abordagem gnoseológica e iniciática do património mágico herdado de Gerald Gardner.
Através deste livro o leitor conhecerá muitos dos Mistérios até agora apenas reservados a genuínos Iniciados da Arte."

    Nos primeiros cinco capítulos encontramos uma breve história a bruxaria ao longo de vários anos e  acontecimentos, o inicio da criação de várias das tradições da Wicca, a sua ligação com a ecologia no anos 70, a expressão Arte para descrever a Wicca, quem são as bruxas, as cerimónias na Wicca como os Esbats e os Sabbats, o coven e os outros tipos de grupos.
    Nos próximos cinco capítulos temos sobre os paradigmas da Wicca, o uso do pentagrama, o trabalho de aprendizagem wiccaniano, , retiros pagãos , mestres e gurus, o círculo mágico, os quatro elementos e os seus quadrantes e mundos correspondentes, o altar na Wicca e a nudez cerimonial.
    De seguida, nos próximos sete capítulos, encontramos os instrumentos sagrados (como o pentáculo, o athame, a vara, o cálice, a espada, o caldeirão, a vassoura, as cordas, a estaca, os incensos e colares/tiaras/braceletes), os Guardiões da Arte (os Grigori, os Senhores dos Principiados, os Gigantes das Colinas, os Anjos Caídos, os Guardiões Raciais, as Torres de Vigia e os Devas e Reis Elementais), as divindades da Wicca (Deus de Chifres e a Deusa Mãe,  como celebrar um Esbat (como puxar a Lua para baixo) e como se procede uma iniciação tripla  na Wicca Tradicional.
    Por fim, nos cinco apêndices, temos um "Manifesto para uma apologia de princípios iniciáticos no Wicca Craeft", um poema de Doreeen Valiente ao Deus Cornifero, "Instruções de Karnayna ao Sabbath", o alfabeto tebano e umas listas de livros sobre Wicca e Bruxaria Tradicional.
    A longo do livro encontramos alguns exercícios sobre o tema descrito naquele capítulo e vários rituais, como por exemplo: "Consagração do Círculo", ""As Saudações Lunares" e "A Dedicação do Athame no Wicca Craeft".
    Podem comprar em Portugal o livro físico diretamente na editora Zéfiro aqui ou na Wook aqui. No Brasil podem comprar no site da Editora Madras aqui.

Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.

*Gilberto de Lascariz nasceu em Caracas, Venezuela, vindo desde muito cedo a viver em Portugal. Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Lisboa, ao mesmo tempo que seguia Língua e Cultura Sânscrita na Universidade Nova de Lisboa.
Desde muito cedo esteve envolvido em várias sociedades esotéricas de carácter rosacruciano e maçónico, tendo tomado votos na Tradição Nyngma-Pa do Budismo Tibetano.
A sua envolvência com o Wicca Tradicional a partir de 1982, associado ao seu envolvimento com a Antroposofia, despertou-o para a necessidade de desenvolver métodos meditativos e rituais que permitissem uma abordagem esotérica da Bruxaria Iniciática e Neo-Pagã em antítese à sua superficialização New Age.
Em 1989 criou em Portugal o Coventículo TerraSerpente e lançou a Confraria Sol-Negro, uma organização artística dedicada à renovação estética das artes sob o ponto de vista do esoterismo neo-pagão, na sua acepção evoliana.
É Magister Maximus da Irmandade da Serpente da Alba e tem o Grau 33º, 66º, 90º, 95º, 97º, sendo Deputado Grão-Mestre Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm do Santuário Soberano Hermético da Lusitânia e do Soberano Santuário do Brasil do Rite Ancien et Primitif de Memphis-Misraïm; Superior Desconhecido da Ordre Martiniste Operant (via Ambelain e Mauer), assim como Reau-Croix da Ordre des Chevaliers Élus Coëns de l'Univers; Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa do Grand Prieuré Indépendant et Souverain; Bispo da Ecclesia Gnóstica Apostólica e da Ecclesia Gnóstica Joanita; Baille-Ge da Tradição Franco-Haitiana da Cobra Negra e Iniciado da Cobra Vermelha (Bertiaux-Duez-Pedutti); Grau XVI da OTO-FH e High Priest Grau XVI do Club Chorozon (Bertiaux-Duez-Pedutti), além de Mestre da Fraternité Thérapeutique et Magique de la Myriam (via Linhagem Henadel, Giudicelli); Graus IXº e XIº do antigo Santuário Brasileiro da Ordo Templis Orientis (Tradição Merlin IXº e XIIº, etc.).
As suas palestras nas "Conferências do Inferno", realizadas nos anos 80/90 no Porto, alertaram-no para a necessidade de registar em livro o seu pensamento esotérico e neo-pagão. Publicou os livros Mãe Canibal, O Culto da Bruxaria no Artista e Escritor Austin Osman Spare, O Verbo do Arcano Luciferino em Fernando Pessoa, e traduziu e prefaciou o livro de Ronald Huton, Os Xamãs da Sibéria. Em 1999 criou o Projecto Karnayna, uma organização que visava fornecer instrução esotérica na perspectiva do Neo-Paganismo sendo o primeiro autor a fazer workshops de Wicca em Portugal, tal como era praticado por Janet Farrar e Vivianne Crowley.
O magazine francês de cultura gótica Elegy Ibérica considerou-o em 2006 como sendo a figura mais importante do pensamento esotérico neo-pagão em Portugal.
Na Zéfiro, publicou as obras Ritos e Mistérios Secretos do Wicca, Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia, Quando o Xamã Voava, Dançando com a Morte e O Dragão e o Graal. É também autor do posfácio de O Chamado dos Velhos Deuses, de Nigel Jackson, e faz parte da direcção editorial de Mandrágora - O Almanaque Pagão, tendo coordenado a edição de 2009 - sob o tema "Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia" - e de 2014 - "O Caminho Mágico do Wicca".

Comentários

Mensagens populares