(Livro) Do Significado Religioso de Panóias de António Manuel Caldeira Azevedo

    O livro "Do Significado Religioso de Panóias" do autor António Manuel Caldeira Azevedo* foi publicado em 1998 pela Editora Tartaruga em Portugal. 
    O livro está dividido em 6 capítulos e é livro bastante interessante que aborda as origens do Santuário de Panóias e do Deusa Serápis:

"Do Significado Religioso de Panóias conta a viagem histórico-religiosa de Serápis, a Divindade principal do templo de Panóias, desde o seu nascimento, no século IV a.C., em Alexandria, até à sua chegada às terras de Panóias, nos finais do século II d.C., passando pela sua estada em Roma.
Ver a origem e significado religiosos do Templo de Panóias não é ir a Panóias. E porque para entrar é necessário sair, ver a origem e significado de Panóias é viajar pelos caminhos quadrimensionais do espaço-tempo e dar conta da construção dos céus nos infernos da Terra, quais as vias e veredas terrenas até o Olimpo ter um só inquilino, porque monoteísmo visto com miudeza foi necessidade muita quando miúdo foi grandeza grande e grande grandeza pequena. O monoteísmo é para os céus quanto o imperialismo para a Terra. A religião esgota-se naquele precisamente porque os deuses terrenos se esgotam neste."

    Nos três primeiros capítulos temos assunto sobre o porquê deste estudo por parte do autor, o contexto histórico-cultural do Helenismo, o nascimento de Serápis em Alexandria, o sincretismo religioso (fusão de cultos e de divindades), os antepassados de Serápis (Deméter e Osíris), o contexto histórico-religioso do Império Romano durante os séculos I, II e III e os cultos orientais em Roma Imperial.
    Por fim, nos últimos três capítulos temos sobre o significado e o alcance religioso do Santuário de Panóias, as outras Divindades Indígenas e outros cultos orientais em território português, e o Cristianismo na Hispânia.
    Neste momento este livro é difícil se encontrar à venda, contudo podem procurar na livraria Traga-Mundos, na Livraria Branco (ambas em Vila Real) ou no Olx ou no Custo Justo.

*António Manuel Caldeira Azevedo, natural de Freixo de Espada-à-Cinta mas residente há largos anos em Vila Real, onde foi professor de Filosofia, publicou nove títulos, a maioria de ensaios: Do significado religioso de Panóias, 1998; Guerra Junqueiro: Modernidade e palinódia, 2001; Pascoaes e Caeiro: Dois olhares sobre a natureza, 2001; Villa Real –  Motivos, 2004; Fernando Pessoa: Outramento e heteronímia, 2005; Pessoa e Nietzsche, 2005; Da epistemologia e metodologia da Francisco Sanches, 2006; Portugal – O outro povo eleito, 2007, e Ode ao Douro, também de 2007. Mantinha uma coluna regular no quinzenário Notícias de Vila Real.

Comentários

Mensagens populares