(Recomendação) Exposição Bruxaria, Objetos Insólitos e criaturas fantásticas em Toledo


    A exposição "Brujería, objetos insólitos y criaturas fantásticas" fica no centro da cidade, na Calle Hombre de Palo, bem perto da Catedral de Toledo. O seu espólio é composto por mais ou menos 300 peças como múmias, instrumentos de tortura, poções mágicas ou pactos diabólicos, vindos de uma coleção de um comerciante italiano. Estas peças cobrem quatro séculos, do século XVI ao início do século XX.


    O diário do "Sr. Alessandro", escrito entre 1930 e 1940, narra as curiosidades, raridades e descobertas que esse colecionador italiano encontrou em suas pesquisas sobre o mundo da feitiçaria e é o fio condutor desta exposição.


    "A origem desta exposição, da qual o professor e guia em Toledo Luis Rodríguez Bausá (autor dos livros "Toledo Insólito" e "La vuelta a Toledo en 80 leyendas") é o curador, é a coleção de um comerciante italiano que viveu no início do século XIX e de cujo diário foram escolhidos seis personagens que dividem a amostra em tantas seções em que são abordadas as artes das bruxas, a sua cultura e o seu mundo entre os séculos XVI e XX, a partir de uma abordagem mais etnológica do que esotérica com o objetivo de que o visitante modifique aquela visão vilipendiada que existe sobre feiticeiras e curandeiras."


    "A exposição é uma fascinante viagem ao misterioso mundo das bruxas. Múmias, relíquias, criaturas impossíveis, gnomos, fadas e pequenas sereias, instrumentos de tortura, unguentos mágicos, poções, pactos diabólicos, máquinas eróticas, basiliscos centenários, diabinhos curiosos, remédios naturais, drogas medievais, falsificações ingênuas, venenos terríveis e fósseis caprichosos."


    Sendo assim a exposição está dividida em seis temas, cada um apresentado por personagens retirados do diário do comerciante. "O primeiro deles, o vendedor ambulante de relíquias e objetos estranhos, não é uma pessoa, mas um trabalho que visa nos aproximar do mundo sombrio das relíquias. A segunda personagem seria Castigliana, uma bela e sedutora mulher que representava fielmente o protótipo de uma bruxa manipuladora. Eleanor seria uma fada da floresta apaixonada por colecionar ninfas e goblins. O Sr. Andreu é um demonologista que tenta ridicularizar a imagem do diabo que era mostrada ao povo nos tempos antigos e finalmente aparece Rosemarie, uma freira que se dedica a acumular instrumentos de tortura."


    Podem visitar esta de Segunda a Domingo entre as 10h30 e as 19h00, com o custo de 5.50€ em Calle Hombre de Palo, 7, 45001 Toledo - Espanha.

Comentários

Mensagens populares