(Artesanato) Vassoura de Bruxa de Mabon


    A Vassoura de Bruxa, também conhecida como Besom, é um dos símbolos mais comuns associados a celebração de Mabon (Equinócio de Outono).
    O uso desta vassoura é bastante simples: podem ser usadas para limpar e purificar o seu espaço antes e depois dos rituais. Também podem ser penduradas perto de portas ou janelas para manter as vibrações negativas afastadas. 
    Há quem acredite que a vassoura funcionará como uma varinha e trará prosperidade e paz ao lar.
    Durante séculos a vassoura foi um dos símbolos mais associados à Bruxa, principalmente devido as acusações na Idade Média de que eram vistas mulheres voarem em vassouras durante a noite para se reunirem no Sabbath.
    Hoje em dia sabe-se que na verdade as mulheres ungiam as suas vassouras com unguentos voadores (Pomada de Bruxa) e inseriam a vassoura nas suas vaginas. Esta pomada continha alucinogénios que resultavam em visões de bruxas a "voar" ou potencial projeção astral.
    Mas a vassoura não era usada só para esse fim. Nas celebrações de Beltane e nos casamentos era comum pular sobre vassouras  para garantir a fertilidade - práticas ainda feitas hoje pelos pagãos.

Mas como podemos fazer a nossa própria Vassoura?

Material
- palha forte para o cabo da vassoura
- palha ou ervas (alecrim, hortelã, sálvia, lavanda ou arruda)
- corda ou fita (castanha ou laranja)
- cristais ou outra decoração

Como fazer
    Junte um molho de palha grossa, com a corda faça um nó em cada extremidades. Já está pronto o cabo da vassoura. Se preferir pode usar um pau de uma árvore que seja bem grosso.
    Depois faça 3 molhos de palha mais fina, ou de ervas, para criar as cerdas da vassoura. Com a corda prenda cada um dos molhos. Junte os três molho e prenda, com a corda, ao cabo da vassoura.
    Por fim decore a vassoura da maneira que mais gostar, com elementos associados à celebração de Mabon, como cristais (jaspe vermelho, ágata musgo, citrino, ametista, quartzo fumado....), bolotas, cogumelos, folhas, etc.

Comentários

Mensagens populares