(Livro) A Cozinha da Bruxa de Marcia Frazão


    O livro "A Cozinha da Bruxa" da autora Marcia Frazão* foi publicado em 1992 pela Editora Bertrand Brasil no Brasil e não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro é dividido 8 capítulos e fala sobre magia culinária:

"Este é um livro diferente e, portanto, bastante especial. Quando pensamos num livro de receitas, imaginamos um mundo de ingredientes, panelas, colheres, tabuleiros, medidas, fogão, forno, micro-ondas, frigorifico, etc.
A Cozinha da Bruxa vem satisfazer plenamente a nossa curiosidade. Desmistificando primeiramente o significado de bruxa, a mulher feia, perigosa, soturna, constantemente vestida de preto. Márcia Frazão introduz o leitor num mundo mágico, fascinante e apetitoso. Ensina que cozinhar pode se tornar um prazer e, mais ainda, um ato mágico, e que uma cozinha pode ser um dos cômodos da casa que mais alegria e criatividade pode gerar, principalmente para quem vive o dia a dia corrido e totalmente antinatural. Márcia mostra-nos que, para preparar um simples biscoito, é preciso criar todo um ambiente especial e luminoso. Por isso, dá inúmeras dicas de preparação de incensos e o emprego de cada um na ocasião certa. A cada receita introduz o leitor numa mentalização criativa, propiciando uma vivência espiritual e harmoniosa com a natureza.."

    Nos 4 primeiros capítulos encontramos assuntos como o que é ser bruxa, as associações à Bruxaria, as plantas consagradas a Saturno, Júpiter, Marte, Vênus, Sol, Mercúrio e à Lua, o que é a bruxaria de cozinha e que utensílios utilizar para fazer rituais na nossa cozinha.
    Por fim, nos últimos 4 capítulos temos sobre as influências dos astros no ato de cozinhar (com uma tabela de horários planetários), como fazer incensos através de 13 receitas e as suas utilizações (como por exemplo: incenso de cardamomo para acalmar ambientes tumultuados), uma lista de 57 ervas e as suas associações, uma lista de 16 Deusas e as suas ervas associadas, uma lista de 20 Deuses e as suas ervas associadas e 43 receitas de comidas mágicas (como por exemplo: "Bolo da Grande Mãe Terra", "Maçãs da Grande Ninfa", "Molho de Iogurte das Montanhas" e "Salada de Batatas de Brighid").
    Infelizmente este livro encontra-se esgotado, contudo talvez possam encontrar em segunda mão através do Trade Stories ou Olx/Custo Justo em Portugal. No Brasil também se encontra esgotado e talvez possam comprar na Estante Virtual

*Marcia Frazão é formada em Filosofia e é escritora e tradutora. Vive em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, numa casa com jardim, pomar e uma horta onde cultiva as ervas para fazer poções, tendo também legumes e verduras.

Comentários

Mensagens populares