(Livro) Shaman Pathways - Elen of the Ways de Elen Sentier


    O livro "Shaman Pathways: Elen of the Ways" (Caminhos Xamânicos: Elen dos Caminhos) da autora Elen Sentier* é publicado pela Editora John Hunt Publishing no Reino Unido. 
    O livro está dividido em 7 capítulos, é bastante curtinho (tem 89 páginas) e fala sobre a Deusa Elen dos Caminhos (Elen of the Ways), uma deusa celta galesa muito antiga, associada às florestas, montanhas, rios, cascatas, animais selvagens (principalmente cervos, renas e alces), à Soberania, à fertilidade da Terra e é principalmente a guardiã dos viajantes e dos caminhos e trilhas. Ela é uma condutora de caminhos, sejam estes físicos, emocionais ou espirituais. Por si só, é Aquela que caminha entre os Mundos, como podem verificar pela sinopse:

"Elen of the Ways é sobre o antigo xamanismo da Grã-Bretanha. Elen Sentier cresceu em uma longa linhagem familiar de seguir os Deer Trods; neste livro, ela fala sobre os caminhos antigos e esquecidos de nossos ancestrais. Através da sua própria experiência, histórias, exercícios práticos e viagens com o cervo, Elen leva você ao reino da Floresta Boreal, da qual a Grã-Bretanha faz parte, para mostrar como a Deusa Veado é o espírito desta terra. Caminhar pelos caminhos dos cervos é perceber o quão próximo e conectado você está da natureza e de tudo neste mundo maravilhoso que compartilhamos com os nossos irmãos não humanos. Você aprende, também, que o nosso mundo cotidiano e o outro mundo estão interligados. Elen dos Caminhos está aqui e ali ao mesmo tempo. Você a encontrará em todos os lugares."

    Nos primeiros 3 capítulos temos vários assuntos como a ligação dos humanos e dos animais desde a pré - história, a importância das rotas dos animais para os nossos ancestrais e a sua ligação com os veados, a Floresta Boreal (a maior floresta do planeta), os mitos gregos, mongóis e Sami que estão relacionados com veados, o sonho de Macsen Wledog com a Elen, a Deusa com Chifres da Britania (Elen of The Ways) e a Caçada Selvagem (Wild Hunt) e a sua ligação com o Deus Gwyn ap Nudd e a Deusa Elen. 
De seguida, nos próximos 3 capítulos temos a Deusa Veado dos Antigos Caledônios, Bean-Sìdhe, as Sacerdotisas Veado, a alquimia do Veado, a ligação da Deusa Elen com a Escócia onde a autora fala da sua própria experiência e descreve várias localidades, como as Pedras de Stenness e a Vila de Barnhouse. Temos ainda sobre a morte, como foi crescer com o culto à Deusa Elen, caminhar entre mundos e ouvir os anciãos.
Por fim, no último capítulo temos como trabalhar com a Deusa Elen dos Caminhos, como encontrar o seu caminho particular para trabalhar com esta Deusa e conhecendo os Ancestrais que lhe possam ajudar nessa jornada. 
Ao longo do livro vamos encontrando algumas imagens/fotografias. A autora também tem outro livro sobre esta Deusa que é mais voltado á pratica com a Deusa, esse livro chama-se " Shaman Pathways - Following the Deer Trods : A Practical Guide to Working with Elen of the Ways" (Caminhos Xamânicos: Seguindo os Caminhos do Veado: um Guia Prático para Trabalhar com Elen dos Caminhos).
    Infelizmente não existe nenhuma edição em português á venda em Portugal, pelo quem tiver interesse pode comprar esta versão em inglês pelo site da editora John Hunt Publishing aqui, pela Amazon aqui ou pela Wook aqui.

*Elen Sentier é uma awenydd, guardiã do espírito e cyfarwydd (contadora de histórias) de uma longa linhagem familiar na tradição nativa britânica.

Comentários

Mensagens populares