(Tarot) The Llewellyn Tarot de Anna-Marie Ferguson


    O "The LLewellyn Tarot" da autora Anna-Marie Ferguson* é uma publicação da Editora Llewellyns no Reino Unido. Este Tarot é ilustrado pela própria autora.
    Como se pode ler na sinopse o tarot apresenta 78 cartas baseadas nas lendas do País de Gales:

"O Tarot de Llewellyn é uma conquista impressionante que já foi aclamada por sua profundidade e beleza. As suas imagens em aquarela o convidam a um mundo místico de florestas antigas, paisagens marinhas sensuais e cascatas maravilhosas repletas de mistério, significado e magia. Este baralho ricamente ilustrado é baseado no baralho Rider-Waite-Smith tradicional, facilitando as leituras.
Este baralho, criado pela famosa artista Anna-Marie Ferguson, revela os mitos galeses e homenageia Llewellyn George, que viajou do País de Gales aos EUA em 1901 para ensinar astrologia e iniciar as Publicações Llewellyn. O baralho vem com um livro em tamanho real que explica os mitos associados à imagem em cada carta, bem como seus significados divinatórios. Ele também inclui dois lançamentos originais.
O Tarot de Llewellyn dá vida aos mitos antigos, ao mesmo tempo que mantém uma estrutura que o torna ideal para fazer leituras. Ele homenageia a sabedoria e o espírito de duas grandes personalidades, uma que lutou no mito e outra que caminhou para abrir a astrologia em uma nova terra. Inspirador e prático, este é o baralho que você usará todos os dias e em ocasiões especiais. Quer este seja o seu primeiro baralho ou o centésimo baralho, é o baralho que você deve ter."

    Um pormenor interessante é que os arcanos maiores para além de trazerem o nome comum dos arcanos também vem nomes de figuras, deuses e locais da mitologia galesa associados a cada carta. Sendo assim: O Louco - Peredus, O Mago - Gwydion, A Sacerdotisa - Ceridwen, A Imperatriz - Rhiannon, O Imperador - Bran o Abençoado, O Hierofante - Taliesin, Os Enamorados - Sonho de Macsen Wledig, A Carruagem - Manawydan, A Força - Twrch Trwyth, O Heremita - Myrddin, Roda da Fortuna - Arianrhod, A Justiça - Senhora da Fonte, O Dependurado - O Encantamento de Dyfed, A Morte - Arawn, A Temperança - Guardiã do Poço, O Diabo - O Pastor Selvagem, A Torre - Lago Bala, A Estrela - Branwen, A Lua - Lago das Donzelas, O Sol - LLew Llaw Gyffes, O Julgamento - Os Adormecidos e O Mundo - Cadair Idris. E para além das 78 cartas este baralho tem mais duas cartas extras com dois tipos de lançamento criados pela autora: o Lançamento Llew e o Lançamento do Dragão Vermelho.
O livro está dividido em 6 capítulos. Nos primeiros quatro capítulos temos sobre a história e lendas do País de Gales, a história do tarot, as cartas reversas, como ler o tarot e 2 lançamentos (A Cruz Celta e A Ferradura). Nos últimos 2 capítulos temos os arcanos maiores com a imagem, a descrição, o significado da carta normal, o significado da carta reversa e a lenda da personagem/ local das lendas galesas que a carta representa; e temos os arcanos menores, divididos por cada naipe, com a imagem, o significado da carta normal e o significado da carta reversa.
    Infelizmente não existe nenhuma edição em português á venda em Portugal, pelo quem tiver interesse pode comprar esta versão em inglês pelo site da editora Llewellyn aqui ou pela Wook aqui.

*Anna-Marie Ferguson, uma escorpiã, nasceu em 10 de novembro de 1966, no coração de New Forest, Hampshire, Inglaterra. Quando ela tinha dez anos, a sua família emigrou para a zona rural de Alberta, Canadá. Anna voltou para a Inglaterra em 1982 para se formar em design gráfico. Ela finalmente voltou para Alberta, onde continuou a carreira de design, dedicando o seu tempo livre ao desenvolvimento das suas habilidades de ilustradora, habilmente auxiliada pelos seus três gatos. O fascínio de Anna pelas lendas celtas e pelo Tarot começou quando ela era criança na Inglaterra. A atmosfera de New Forest estava repleta de história, e as leituras fiéis das lendas cultivaram uma apreciação do "romântico" em Anna. Essas influências formativas inspiraram Anna a manter viva essa época passada por meio da sua arte.

Comentários

Mensagens populares