(Festividade) Lupercália


A festividade da Lupercália, antigo festival romano, é realizado anualmente ante diem XV Kalendas Martias, isto é, a 15 de Fevereiro.
Ocorria sob a vigilância de uma corporação de sacerdotes chamada Luperci.
As origens do festival são obscuras, embora a provável derivação do nome de lupus (latim: “lobo”) tenha sugerido conexão com uma antiga Divindade (Lupercus) que protegia rebanhos de lobos e com a lendária loba que cuidou de Rómulo e Remo.
Visto ser um rito de fertilidade, o festival também está associado ao deus Fauno.
O festival foi um evento muito violento e com bastante ligação ao sexo, e era realizado em dois locais separados: primeiro numa caverna chamada de Palatine Hill e depois num local de encontro público romano, ao ar livre, chamado Comitium.
É considerado uma festividade de fertilidade (com a simbologia da cabra) daí a sua ligação ao Dia de São Valentim (popularmente conhecido como Dia dos Namorados), que ocorre no dia 14 de Fevereiro.
O Dia dos Namorados usa alguns dos símbolos da Lupercalia, intencionalmente ou não, como a cor vermelha que representava um sacrifício de sangue durante a Lupercalia e a cor branca que significava o leite usado para limpar o sangue e representa a nova vida e procriação. 

Comentários

Mensagens populares