(Livro) The Guises of The Morrigan de David Rankine e Sorita D'Este


    O livro "The Guises of The Morrigan" (Os Guias de Morrigan) dos autores David Rankine e Sorita D'Este é publicado pela Avalonia Publishing no Reino Unido, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro está dividido em 16 capítulos, foi originalmente escrito em 2005 e passou em 2019 por uma atualização feita pelos autores, e fala das várias faces da Deusa Morrigan, como se pode verificar pela sinopse:

"A Deusa Morrígan é provavelmente uma das figuras mais mágicas, formidáveis ​​e misteriosas entre os deuses irlandeses. Ela incorpora o poder feminino e frequentemente emprega a sua sexualidade nas histórias contadas sobre ela. A imagem predominante de Morrígan como uma deusa poderosa da batalha e da soberania apenas arranha a superfície dessa deusa complexa e popular.
Ela é a deusa da terra, a senhora das bestas e a rainha das fadas; ela é a metamorfa, uma feiticeira e a deusa da guerra. Mais do que qualquer outra divindade celta, a Morrígan incorpora o ressurgimento do feminino divino, aparecendo numa ampla variedade de disfarces para expressar todo o espectro do poder feminino. A força e o controlo que Morrígan exibe, bem como a sua ferocidade e tenacidade, e a sua capacidade de controlar os eventos para garantir o resultado desejado são mostradas repetidamente nos mitos. Como uma deusa liminar, a Morrígan conecta não apenas os diferentes reinos da terra, céu, mar e outro mundo, mas também muitas das lendas das Ilhas Britânicas por meio das suas numerosas formas.
The Guises of the Morrígan apresenta uma coleção reunida do folclore, mitologia e literatura sobre os atributos desta deusa formidável, resiliente e atemporal. As suas lendas, história e presença na paisagem e folclore da Irlanda (e mais além) continuam a inspirar força e admiração hoje."

    Nos primeiros 5 capítulos temos a descrição de quem é a Morrigan nos mitos celtas (na guerra com  os Fir Bolts, na guerra com os Fomorians e os encontros com Cú Chulainn), as faces de Morrigan (Nemain, Badb e Macha), os mitos de Cailleach e a sua relação com Morrigan e Morrigan como a Rainha da Guerra.
    Nos 5 capítulos seguintes temos os locais ligados a Morrigan (como por exemplo Dorsey Ramparts e Gort na Morrígna), temos Morrigan como a Rainha das Fadas, como uma Deusa Liminar, como Senhora das Bestas e a face de soberania (Ériu).
    Por fim, nos últimos 6 capítulos, temos sobre a sua ligação ao Deus Dagda, a sua face como uma Deusa Bruxa, Morrigan como uma Deusa do Destino e temos 32 faces/nomes dados/relacionados à Deusa Morrigan (Áine, Andraste, Danu, Aoibheall, Banshee, Bean Nigte, Bé Néit, Black Annis, Boand, Búanann, Cailleach, Cathobodua, Don, Epona, Ériu, Fea, Fedelm, Glaistig, Grián, Gwrach-y-Rhybin, Gyre Carling, Lamia, Mab, Mala Lia, Mebb, Modron, Morgan Le Fay, Muilidheartach, Nantosuelta, Rhiannon, Scáthach e as Valquírias). Temos ainda 5 apêndices com a ligação de Cailleach com Sheela-na-gig. sobre o livro Lacnunga, sobre Flint Arrowheads (considerados as gargantas fossilizadas de serpentes), mitos dos corvos e os números associados à Deusa Morrigan.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Wook aqui, através da Amazon aqui ou no site da Editora Avalonia aqui

Comentários

Mensagens populares