(Artesanato) Pomander de Yule


    Os primeiros pomanders surgiram na França durante a Idade Média, mas ficaram mais conhecidos graças a rainha Catarina de Medici que terá aprendido com Nostradamus (século XVI). Existem, também, pinturas da rainha Elizabeth I a segurar no seu pomander feito em ouro e pedras preciosas. Também poderiam ser feitos em madeira que abriam e colocava-se as ervas, flores e especiarias dentro.
    Foram criados pelas damas da corte para disfarçar os maus odores e com a rainha Catarina começou-se a acreditar que os pamanders afastavam espíritos com más intenções. A população mais pobre fazia com laranjas ou maçãs e especiarias ou com um saco de tecido com as ervas dentro.
    A palavra "pomander", na verdade, vem de uma frase francesa, pomme d'ambre, que traduz-se como "maçã de âmbar".
    Hoje em dia são feitos pelos pagãos na celebração de Yule/ Solstício de Inverno para trazerem alegria, sorte, prosperidade, fertilidade e proteger as suas casas. 

Normalmente são criados com uma laranja, cravos-da-Índia e canela em pó. No meu eu acrescentei uma flor de anis e gengibre em pó.

Como fazer
Basta espetar os cravos-da-Índia na laranja e polvilhe com canela em pó por toda a laranja. Podem acrescentar as ervas e especiarias que quiserem. Ao fazer pensem sempre nas vossas intenções, como por exemplo prosperidade, amor, saúde....
Podem pendurar na vosso árvore de Yule.
Dura mais ou menos um mês, depois e só descartar na natureza. 

Comentários

Mensagens populares