(Símbolos) Julbock: Cabra de Yule


    O Julbock é um dos mais antigos símbolos de Yule (Solstício de Inverno) dos países escandinavos e do norte da Europa e era o distribuidor de presentes para as famílias. Nas casas escandinavas colocavam um Julbock na frente das suas árvores de Yule/Natal para dar sorte.
    Nos tempos pagãos, acreditava-se que o deus Thor cavalgava pelo céu numa carruagem puxada por duas cabras (Tanngrisnir e Tanngnjóstr). Sendo assim, Julbock torna-se um símbolo de abundância, fertilidade e renascimento. 
    Era costume guarda-se algumas espigas de trigo, da colheita desse ano, para se fazer o Julbock. 
    Quando o cristianismo se tornou popular, a cabra de Yule passou a ser associada ao puxar do trenó do duende de Natal enquanto ele entregava presentes nas casas das crianças. Tornou-se, então, costume os homens das aldeias fantasiarem-se de Julbock e pregar partidas. 

Hoje em dia nos países escandinavos 
    O Julbock, é um dos maiores símbolos natalícios. Desde 1966 que uma representação do Julbock com 13 metros de altura, feita de palha, tem sido colocada na praça do castelo na cidade de Gävle (Suécia), como decoração natalícia. Esta tradição deu início a uma outra, em que a população tenta incendiá-lo, tendo já sido bem sucedida 26 vezes em 50 anos de história.

Podem fazer a vossa própria Julbock com palha ou comprar uma já feita.

Comentários

Mensagens populares