Receita de Yule: Vinho quente

    Há várias origens prováveis para o vinho quente, mas o seu propósito é indiscutível: aquecer os corpos nos dias de inverno. 
    A origem mais provável (através de registos históricos encontrados) é das tropas romanas (século II) que depois o propagaram pelos países do Norte da Europa. 
    Os povos do Norte da Europa bebiam o vinho quente durante o período de Yule pois a neve congelava a água, ficando assim sem o que beber, e como o vinho a baixas temperaturas não congela utilizavam-no para se "hidratarem" e ao mesmo tempo aquecerem. 
    Contudo foi no século XVI que o vinho quente ficou mais popular, devido ao frio que se fazia sentir e a propagação da peste negra na Europa. Visto que o vinho não tinha muita qualidade a população começou a adicionar ervas, frutas e especiarias para disfarçar o gosto azedo do vinho. 

Mas como fazer o vinho quente? O que usar? 
Deixo de seguida uma receita simples para que possam fazer! 

Ingredientes
- 1 litro de vinho tinto
-  meia caneca de açúcar mascavado
- 1 caneca de sumo de laranja 
- 1 maçã em cubos
- rodelas de laranja
- 2 paus de canela
- 7 cravos-da-Índia
- 4 anís-estrelados

Preparação
    Leve a lume brando o vinho com o açúcar, o sumo de laranja, os paus de canela, os cravos-da-Índia e os anis-estrelados. Vá mexendo até o açúcar dissolver por completo.
    Depois acrescente as rodelas de laranja e os cubos de maçã. Coloque em lume alto e deixe ferver por 10 minutos (assim o vinho ficará sem álcool).
    Desligue, coe e sirva quentinho. 

Comentários

Mensagens populares