(Livro) Os Mistérios Wiccanos de Raven Grimassi


    O livro "Os Mistérios Wiccanos" do autor Raven Grimassi* é publicado em 2002 pela Editora Gaia no Brasil, da coleção Gaia AlemdaLenda, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro é dividido 17 capítulos e 6 apêndices e fala sobre vários aspetos da religião Wicca:

"Este livro é um guia essencial e completo para as pessoas que desejam compreender os variados aspectos da religião Wiccana, descobrindo os significados intrínsecos de seus ritos, crenças e símbolos. O que é Wicca? Em que os bruxos acreditam e o que praticam? Quais as bases históricas das crenças presentes na Wicca? Raven Grimassi responde a essas e a muitas outras questões e revela, principalmente, os ensinamentos dos níveis inciáticos da Antiga Religião. Desvendar os mistérios wiccanos pode revelar um mundo fascinante, que remeta à Europa pré-cristã, à antiga religião dos celtas e mostra que a Wicca está longe de ser uma reinvenção, como julgam os que desconhecem a tradição dos mistérios. As origens, as tradições e os mistérios da Wicca no mundo contemporâneo revelam-se neste livro de Raven Grimassi."

    Nos 5 primeiros capítulos encontramos assuntos como as origem da Wicca, a filosofia por detrás da antiga religião, os dogmas da crença wiccana (reencarnação, summerland, o Deus e a Deusa, magia, ética, dimensões ocultas, rituais, herbalismo, familiares, advinhação, poder pessoal, entre outros), quais os textos sagrados da Wicca (exemplos: "O Chamado da Deusa" e o "Credo das Bruxas") os Deuses da Wicca (Deus Cornífero, O Senhor da Colheita/ Green Man, Deusa Mãe e a Deusa Tríplice) e os Guardiões das Torres de Observação. 
    Nos próximos 5 capítulos temos sobre a reencarnação e o renascimento, os planos de existência (plano astral, plano elemental, os registos akáshicos, summerland, dimensões ocultas), as Linhas Ley, os chakras, sigilos mágicos, força ódica, magnetismo mágico, senda óctupla, o círculo mágico, a Roda do Ano e os utensílios rituais (cordões da iniciação, símbolos dos 3 graus, pão e vinho, instrumentos mágicos e os sacerdotes/ sacerdotisas).
    Nos últimos 7 capítulos encontramos sobre o Xamanismo Eurasiano, o culto aos mortos, a fé nos espíritos das Fadas, o Paganismo Italiano, o Mito na Wicca, o Caminho dos Mistérios (Mistérios da transformação, da fermentação, do caldeirão, do Graal e os três Reinos Místicos), os mistérios femininos (das tríades, do sangue e obscuros) e os masculinos (caçador-guerreiro, sátiro, o rei divino/ o deus sacrificado e o herói), a mulher como altar sagrado, magia sexual e a importância da natureza e dos ancestrais.
    Por fim, nos apêndices temos "Os Portais Elementais", "O Templo Astral", "A Escrita Misteriosa Wiccana", "Símbolos da Wicca", "Instrumentos Rituaid Wiccanos" e "Os Mistérios Eleusinos".
    Infelizmente este livro encontra-se esgotado, contudo talvez possam encontrar em segunda mão através do Trade Stories ou Olx/Custo Justo em Portugal. No Brasil também se encontra esgotado e talvez possam comprar na Estante Virtual.

*Raven Grimassi foi um escritor americano, autor de diversos livros sobre Wicca e Bruxaria, incluindo Os Mistérios Wiccanos, Italian Witchcraft, Bruxaria Hereditária, Beltane, Wiccan Magick, Enciclopédia de Wicca e Bruxaria, Ways of the Strega e The Witches' Craft. 

Comentários

Mensagens populares