(Livro) O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland

    O livro "O Livro Completo de Bruxaria" do autor Raymond Buckland* é publicado pela Editora Pensamento no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro está dividido em 15 capítulos e 3 apêndices, e o autor vai se aprofundar em vários conceitos relacionados com a magia, o paganismo e mais concretamente a religião Wicca: 

"O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland influenciou e orientou incontáveis bruxos do mundo todo. Mais que um livro de referência sobre o assunto, é um verdadeiro curso completo sobre Wicca, com ilustrações, fotografias, rituais, crenças, histórias e tradições, assim como informações sobre feitiços, divinação, herbalismo, cura, canalização, interpretação e sonhos, sabás e esbás, covens e prática solitária. Nesta edição especial em capa dura, você encontrará perguntas para avaliar o que absorveu de cada capítulo, de modo que possa aproveitar melhor o seu treinamento espiritual e mágico. Trata-se de uma obra clássica de valor inestimável um guia prático e fundamental para todos os que se interessam pela Bruxaria moderna."

    Nos 5 primeiros capítulos encontramos informações sobre a origem, história e filosofia da bruxaria, o autor refere o livro Malleus Maleficarum, temos sobre o poder interior, feitiços e encantamentos, as divindades e os seus nomes, o Deus e a Deusa da Wicca, a Roda do Ano, a reencarnação, o karma, o altar e os instrumentos mágicos (punhal, espada, varinha, as vestimentas, as joias e os capacetes com chifre), as fases da lua e os Esbás, as runas, o nome mágico, o alfabeto tebano, os ritos de passagem (separação, purificação, morte simbólica), a magia do círculo, a autodedicação, a iniciação num coven, os graus e hierarquia dentro de um coven , os sacerdotes, como consagrar os instrumentos mágicos, como traçar e desfazer um círculo mágico e a Cerimónia dos Bolos e da Cerveja.
    Nos 5 capítulos seguintes temos rituais para os Sabbats Maiores (Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasadh) e os Sabbats Menores (Equinócio de Primavera, Solstício de Verão. Equinócio de Outono e Solstício de Inverno), sobre meditação (postura, técnica, o local, a hora do dia e como encerrar a meditação), chakras, sonhos (simbologia e interpretação), o Handfasting (Ritual de Casamento), o Handparting (Ritual de Separação), o Wiccaning (Ritual de Nascimento), o que é e como se preparar para a Canalização, o uso do Pêndulo, a Psicometria, a Aura, a Gaiola das Bruxas (privação dos sentidos físicos para ajudar na perceção extrassensorial), o Tarot, a Escriação, os Bastões Saxónicos, A Quiromancia, a leitura das Folhas de Chá, a Numerologia, a Astrologia, o Herbalismo (lista de ervas conhecidas por ter efeitos nocivos, o uso das ervas trituradas/ moídas, infusões e macerações, como fazer chás, xaropes, pomadas, cataplasmas, uma lista de 42 ervas medicinais e várias ervas divididas através da sua ação principal) e a farmacologia dos Bruxos (nome das ervas com o seu nome comum, nome em latim e nome wiccano).
    Por fim, nos últimos 5 capítulos encontramos sobre o uso da magia, o cone de poder, como voltar a entrar no círculo mágico caso seja necessário sair durante uma cerimónia/ritual, a importância da dança e dos cânticos durante um ritual, magia de cordas, magia das velas, magia de amor e sexual, magia de proteção, o Ogam Bethluisnion, os Hieróglifos Egípcios, Alfabeto Angélico e o Malachim, o Alfabeto Picto, os Amuletos, 17 receitas de vinhos, cervejas e bolos (exemplo: "Bolos de Aveia Irlandeses" e "Cerveja de Urtiga"), a cura áurica e pránica, a cura com cores e com cristais, magia com bonecos, como criar um ritual, os Vigias das Torres (Guardiões dos Quatro Quadrantes" e temos sobre a Bruxaria Solitária.
    No final de cada um dos capítulos vamos encontrando dicas de leituras e algumas perguntas/ exercícios que ajudam a compreender melhor o que foi tratado nesse capítulo. Este livro é uma espécie de manual de aulas sobre os várias temas abordados, tanto que os capítulos são apresentados com o nome de lições. Também vamos tendo vários rituais, como por exemplo o "Ritual de Esbá" ou "Ritual de Edificação do Templo".
    Temos ainda 3 apêndices com informações sobre 18 tradições de Wicca, 14 músicas/ cânticos e as respostas as questões que o autor vai fazendo ao longo do livro.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Livraria Senda aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Pensamento aqui, tanto a versão física como em ebook.

*Raymond Buckland foi um escritor inglês , cujas obras eram sobre Wicca e o ocultismo. Buckland é uma figura significativa na história da Wicca, da qual foi sumo sacerdote nas Tradições Gardneriana e Seax-Wica.
De acordo com seus trabalhos escritos, principalmente "Witchcraft from the Inside", publicado em 1971, ele foi a primeira pessoa nos Estados Unidos a admitir abertamente ser um praticante da Wicca. E apresentou a linhagem da Wicca Gardneriana aos Estados Unidos Estados em 1964, após ter sido iniciado pela então alta sacerdotisa de Gerald Gardner, Monique Wilson, na Grã-Bretanha no ano anterior. Mais tarde, ele formou a sua própria tradição apelidada de Seax-Wica, que concentra-se no simbolismo do paganismo anglo-saxão.

Comentários

Mensagens populares