(Livro) O Deus das Feiticeiras de Margaret Alice Murray


    O livro "O Deus das Feiticeiras" da autora Margaret Murray* é publicado em 2001 pela Editora Gaia no Brasil, da coleção Gaia AlemdaLenda, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro é dividido 6 capítulos e fala sobre vários aspetos da bruxaria:

"Este livro é um verdadeiro clássico da literatura pagã, escrito na primeira metade do século XX pela anglo-indiana Margaret Alice Murray. Neste livro, a autora apresenta uma análise antropológica indispensável àqueles que buscam conhecimentos elementares sobre a origem dos principais ritos da bruxaria. Traz informações sobre o deus das feiticeiras desde a era paleolítica até as primeiras revogações das leis contra a bruxaria."

    Lembrando que este livro foi escrito originalmente em 1970 e foi escrito de acordo com as opiniões da autora, pelo que vale a pena ler apenas por ser considerado um clássico da literatura pagã. 
    Nos três primeiros capítulos temos uma explicação histórica de quem seria o Deus de Chifres, sobre o povo das fadas, sobre os sacerdotes e sacerdotisas no culto ao Deus de Chifres, os Esbáts e os Sabbats, o uso dos animais na adivinhação e a utilização da vassoura na bruxaria.
    Por fim, nos últimos três capítulos encontramos assuntos como as cerimónias de iniciação, as danças, o banquete, os rituais, os diferentes usos de sacrifícios utilizados na bruxaria, a magia sexual e sobre 4 vítimas divinas (Guilherme Rufus, Thomas à Becket, Joana d'Arc e Gilles de Rais).
    Infelizmente este livro encontra-se esgotado, contudo talvez possam encontrar em segunda mão através do Trade Stories ou Olx/Custo Justo em Portugal. No Brasil também se encontra esgotado e talvez possam comprar na Estante Virtual. Podem, também, comprar a versão inglesa na Amazon aqui.

*Margaret Alice Murray foi uma proeminente arqueóloga, egiptóloga, historiadora, folclorista e antropóloga britânica. Foi a primeira mulher a ser nomeada como palestrante no Reino Unido. Trabalhou na University College London de 1898 a 1935. Foi presidente da Sociedade de Folclore, de 1953 a 1955. 

Comentários

Mensagens populares